Publicidade Continue a leitura a seguir

Clara de Sousa ameaçada com martelo: dez famosos vítimas de “stalking”

Fotografias: Instagram Clara de Sousa

Publicidade Continue a leitura a seguir

Clara de Sousa, de 54 anos, foi ameaçada com um martelo por uma mulher dentro da SIC. Conheça dez famosos que também já foram vítimas de “stalking”.

A pivô da estação de Paço de Arcos foi alvo de tentativa de agressão por parte de uma mulher, com um martelo, que tentou entrar na SIC e acabou por detida. A jornalista não é o único rosto conhecido a ser vítima de perseguição, também Patrícia Tavares já teve um perseguidor atrás de si, por mais de um ano.

Tratou-se de um homem que perseguiu a atriz e a filha e que a importunava com constantes mensagens, telefonemas e até ao tocar à sua campainha. Em 2014, o perseguidor foi condenado a pagar uma multa de 2 750 euros e uma indemnização no valor de 7000 euros.

Fotografias: Instagram Patrícia Tavares

Também Joana Cruz teve que lidar com um “stalker” durante quase cinco anos. Em 2020, foi condenado e ficou provado que este praticou os vários crimes de que era acusado, nomeadamente, ameaça agravada, perseguição, injúria e difamação.

Neste caso, o homem visava também o ex-companheiro da radialista, Alberto Índio, e a filha deste. O comercial tirava fotografias do ex-casal ao longe com o intuito de ameaçar Joana Cruz. O homem foi condenado a cinco anos de prisão efetiva.

Fotografia: Instagram de Joana Cruz

António Manuel Ribeiro, dos UHF, viveu um período de terror ao lidar com um “stalker” durante seis anos. Ao que tudo indicava a mulher que se tornou obcecada pelo vocalista da banda de rock era apenas mais uma fã, no entanto, tudo mudou quando esta descobriu onde o músico vivia, perseguiu o seu carro e criou a ilusão de que as músicas escritas pelo cantor eram para si. O músico foi ainda assediado através de mensagens.

A invasão à sua vida privada criou diversos problemas ao intérprete que culminaram num problemas gástrico e no término de duas relações. A “stalker” acabou por ser condenada a dois anos de pena suspensa e a pagar 25 mil euros.

Fotografia: Pedro Correia/Global Imagens

Em 2019, Bárbara Bandeira, com 18 anos, foi vítima de perseguição nas redes sociais por parte de um rapaz. Em causa estão uma série de mensagens que a cantora recebia. A artista chegou a ter que bloquear várias páginas do jovem, mas sem sucesso. De acordo com a intérprete as mensagens eram assustadoras, pois o rapaz pensava estar numa relação com a cantora e terá chegado a falar de suicídio.

Fotografia: Instagram Bárbara Bandeira

Durante cerca de dois ou três anos, Maria Botelho Moniz também se viu aterrorizada por alguém que a ameaçava. A apresentadora nunca chegou a conhecer o “stalker”, mas viu-se obrigada a pedir ajuda para sair dos estúdios onde gravava por diversas vezes. A comunicadora chegou mesmo a apresentar uma queixa no Ministério Público, no final de 2012, que acabou por ser arquivada.

Fotografia: Instagram de Maria Botelho Moniz

Nuno Markl também já foi alvo de ameaças nas redes sociais. O radialista recebia mensagens com ameaças que descreviam todos os passos do comediante e da sua mulher na época, Ana Galvão. A pessoa em questão tentou ainda criar várias intrigas para separar o casal que na época esperava um filho.

Fotografia: Instagram Nuno Markl

Recentemente, destaque para o caso de Margarida Corceiro que viu imagens suas íntimas divulgadas na Internet. “Quero que imaginem, que calcem os meus sapatos – meus e de todas as pessoas a quem isto já aconteceu. Imaginem estar tranquilos na vossa casa ou no vosso trabalho e encontrarem uma imagem, que dizem ser vossa, a circular pela Internet. Milhões de comentários especulativos, milhares de mensagens, telefonemas sem parar e, o mais difícil, verem todos os vossos amigos e família a terem de lidar com tudo o que vai saindo sobre vocês, sem poderem fazer nada”, escreveu a atriz no Instagram.

Este é um tipo de crime que tem vindo a aumentar nos últimos anos e, de acordo com um relatório estatístico da APAV (Associação de Apoio à Vítima), houve “uma média de 175 mulheres, 38 crianças, 35 homens e 31 pessoas idosas” a serem atendidas por semana em 2021.

Fotografia: Instagram Margarida Corceiro

Também no estrangeiro se registam casos de “stalking” olhemos para os casos que envolvem Ariana Grande e Sandra Bullock, por exemplo.

Ariana Grande viu-se assediada durante cerca de sete meses por um “stalker” que chegou a invadir a sua casa. O homem entrou com uma faca na residência da cantora e ameaçou-a de morte. A artista conseguiu uma ordem de restrição de cinco anos para Aharon Brown.

Fotografia: Instagram Ariana Grande

Sandra Bullock foi perseguida durante bastante tempo por Joshua James Corbett que também chegou a invadir a propriedade da atriz. O homem foi condenado a cinco anos de liberdade condicional, porém, em 2014, o “stalker” acabou por cometer o suicídio.