“Foi uma coisa puramente sexual, animal”. Tozé Brito revela abusos sexuais sofridos aos 10 anos

O produtor musical Tozé Brito revelou este sábado que sofreu um abuso sexual “pontual” aos dez anos de idade, por parte de uma empregada doméstica, que se meteu na sua cama de uma forma “completamente agressiva”.

Em entrevista ao programa “Alta Definição”, na SIC, o também cantor e compositor explicou que a situação foi estranha e que lhe deixou algumas marcas no relacionamento com mulheres nos primeiros anos da adolescência.

“Criou ansiedade. Muitas vezes, durante muitos anos, quando estava com namoradas e raparigas da minha idade. Não sabia o que estava a fazer mal”, explicou a Daniel Oliveira.

Tozé Brito recordou o momento que nunca escondeu e que manteve reservado até agora. “Meteu-se na minha cama, literalmente. Com dez anos não tinha noção nenhuma do que ela pretendia”, afirmou.

O produtor fez esclarecer que a abordagem foi inopinada e agressiva. “Foi completamente agressiva. Não houve ali carinho nenhum. Não houve aproximação, digamos, doce, terna, meiga. Foi uma coisa puramente física, sexual, animal. E com dez anos não estás nunca à altura de responder a isso”, contou.

A situação, que foi “pontual”, poderia, defende o músico, sido “mais traumática” se tivesse sido mais tarde. Mas, defendeu no “Alta Definição”, serviu para que Tozé Brito ganhasse cedo a consciência de que a educação sexual é vital no desenvolvimento dos jovens.

“A educação sexual deve fazer parte da educação de qualquer criança desde muito cedo para evitar choques como aquele que eu vivi”, reforçou o artista, 66 anos, atualmente diretor da Sociedade Portuguesa de Autores, e antigo administrador das editoras musicais BMG e Universal Music.

TEXTO: Nuno Azinheira

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.