Diretora da “Vogue” suspende Mario Testino e Bruce Weber e emite comunicado com novas regras de conduta

A diretora da revista “Vogue” emitiu um comunicado no qual toma uma posição pessoal relativamente às acusações de assédio por parte de vários manequins aos fotógrafos Mario Testino e Bruce Weber.

“Hoje, o New York Times denunciou casos de assédio sexual ou conduta desrespeitosa envolvendo Mario Testino e Bruce Weber, que os negaram. Ambos colaboraram com a ‘Vogue’ e a Condé Nast [grupo que detém esta e outras publicações] durante muitos anos. Abaixo, fica uma resposta pessoal da diretora Anna Wintour”, pode ler-se no editorial publicado na “Vogue” no fim deste sábado.

No mesmo dia em que estas acusações abalaram as carreiras de dois dos mais conhecidos fotógrafos de moda do mundo, Anna Wintour, diretora da “Vogue” decidiu suspender os dois profissionais e anunciar um novo código de conduta para os funcionários da Condé Nast, da qual é diretora criativa.

Entre as novas regras estão a proibição do consumo de álcool e drogas nos “sets” da empresa e a imposição de uma idade mínima (18 anos) para as modelos que colaborem com a empresa.

Na origem desta suspensão está a notícia publicada este sábado pelo “The New York Times”, na qual o jornal refere que “15 atuais e ex-modelos masculinos que trabalharam com Bruce Weber (…) descreveram um padrão do que dizem ser nudez desnecessária e comportamento sexual coercivo, muitas vezes durante sessões fotográficas. Recordaram, com uma consistência notável, sessões privadas com Bruce Weber, nas quais ele lhes pediu que se despissem e os conduziu em exercícios de respiração e ‘energia’”. Bruce Weber já tinha aliás sido processado por agressão sexual pelo modelo Jason Boyce, em dezembro do ano passado.

Quanto a Mario Testino, o “The New York Times” reuniu 13 testemunhos de modelos mas também de assistentes do fotógrafo. Dois manequins queixaram-se do comportamento do fotógrafo nas sessões fotográficas de campanhas da Gucci na década de 1990. “Se querias trabalhar com o Mario [Testino], precisavas de fazer uma sessão nu no Chateau Marmon [hotel em Los Angeles, nos Estados Unidos]. Todos os agentes sabiam que isto era o que decidia o fim ou avanço da tua carreira”, contou Jason Fedele.

TEXTO: Mafalda Carraxis

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.