O pesadelo vivido pelos 12 jovens futebolistas tailandeses e o treinador, presos numa gruta durante cerca de duas semanas, bem como a tecnologia que permitiu o salvamento, estão em destaque no documentário que o Discovery emite a 30 de julho, pelas 21h00.
“Resgate na Tailândia” que explorar os diferentes ângulos do caso, desde o resgate por mergulhadores à morte de um destes, passando pelas inovações científicas e tecnológicas que permitiram o salvamento. Em comunicado, o Discovery adianta que responde a algumas das questões colocadas pelo mundo durante as cerca de duas semanas em que 13 pessoas estiveram presas no complexo de grutas de Tham Luang, no norte da Tailândia, junto à fronteira com Laos e Myanmar, depois de ficarem encurralados pela água resultante da chuva.
“Porque é que estes rapazes foram ali parar? Como sobreviveram quase duas semanas sem comida e sem saberem nadar? Qual será o estado físico e psíquico dos adolescentes no futuro depois desta experiência? O que foi preciso para retirar o grupo e porque é que a geologia única desta gruta colocou tantos desafios?” são algumas delas.
Produzido em associação com a ITN Productions, “Resgate na Tailândia” é apresentado como “o primeiro documentário a explorar e a revelar os diversos ângulos desta inacreditável missão de resgate” e inclui depoimentos de familiares, “especialistas médicos e da área da saúde e a renomados mergulhadores especialistas em resgates em grutas”.
A estreia acontece às 21h00 de dia 30 de julho.