Fátima Lopes: “Faço muito para estar assim aos 50 anos”

Em entrevista exclusiva à N-TV a apresentadora da TVI explica como mantém a boa forma aos 50 anos. Há quatro descobriu o ioga,”uma ajuda preciosa para lidar com os saltos altos”

Completou 50 anos em maio deste ano e está na melhor forma física de sempre, graças ao exercício e ao ioga. Fátima Lopes, o rosto de “A Tarde É Sua”, da TVI, garante que mais do que um complemento o desporto “é mesmo uma necessidade”.

“Não consigo imaginar a minha vida sem desporto. O desporto regula a minha energia, multiplica-a, ajuda-me a libertar o stress, até às vezes de alguma carga um bocadinho negativa. É para mim um elemento mesmo regularizador do meu bem-estar, portanto é algo que não consigo prescindir. Aliás, a minha família sabe que não posso ter atividade desportiva fora da minha agenda porque senão eu não estou bem”, admite a comunicadora, em entrevista exclusiva ao site.

O mais complicado pode ser ajustar os horários do exercício físico aos compromissos com a família e com o trabalho. Mas, com “ginástica”, tudo se consegue: “Eu faço ioga três vezes por semana. Depois de deixar o meu filho mais novo na escola, regresso a casa e tenho aulas com o meu professor e, pelo menos três vezes por semana das 9h às 10h faço a minha aula, depois tomo o meu banho e vou trabalhar. Pelas 10h40 já estou na TVI ou nos meus compromissos profissionais. Tenho que fazê-lo a esta hora porque depois o meu dia de trabalho estende-se até tarde e é impossível”, explica.

Desde os 13 anos que Fátima Lopes faz desporto de competição. “O desporto sempre foi uma componente essencial na minha vida. Fiz desporto de competição a partir dos 13 anos, e dessa idade até agora nunca deixei de fazer desporto, nem quando estava lesionada. Se estiver lesionada, se não conseguir fazer uma coisa, faço outra. Encontro sempre algo que posso fazer. Há sempre uma prática desportiva que é possível fazer, sempre. Se não estamos bem das pernas, fazemos com os braços. A coluna tem que ser trabalhada sempre em todas as circunstâncias, portanto dos 13 até agora que tenho 50 e, nem durante as gravidezes eu deixei de fazer desporto. Fiz sempre”.

O ioga é uma atividade mais recente, que tem partilhado com os milhares de seguidores no perfil de Instagram A apresentadora da TVI sente-se “beneficiada em tudo”. “Para já, como me dá um grande fortalecimento da coluna ajuda-nos, por exemplo, a lidar com os tacões altos sem nos atropelar-nos e sem nos fazer mal. Ajuda a termos sempre posturas corretas. Ajuda também, pelo facto de trabalhar a respiração, a termos mais capacidade de trabalho no dia-a-dia, porque como o ioga mexe muito com a respiração e com a flexibilidade, traz um bem-estar geral que nos ajuda no dia-a-dia, por isso para mim é uma prática muito completa e uma grande descoberta. Faço há pouco mais de quatro anos, e ainda bem que alguém me empurrou para experimentar”.

Apesar das críticas de alguns “haters”, a maior parte dos fãs da profissional do quarto canal gabam-lhe a silhueta. Fátima Lopes garante que “não é só genética”. “É mesmo muito cuidado. É fazer sempre desporto, ter cuidados com a alimentação e, na verdade, ter hábitos de vida saudáveis. Não fumo, não bebo além de situações sociais, acho que são aqueles cuidados básicos que todos nós devemos ter para estarmos bem. Eu faço muito para que esteja assim aos 50 anos, depois faço drenagem linfática de 15 em 15 dias para melhorar a circulação nas pernas, porque estou muitas horas calçada com tacão alto. O resultado também tem a ver com horas de investimento e também, obviamente, é uma coisa que exige algum dinheiro. Mas acho que o bem-estar, se nós podermos, tem mesmo que ser a nossa maior aposta. Se nós não estivermos bem, nada flui na nossa vida”, diz, à despedida.

LEIA TAMBÉM:

Fátima Lopes: “As mulheres não são propriedade dos homens”

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.