Festival da Canção: Apurados os primeiros seis finalistas em noite de homenagem a Sara Tavares

Fotografia: Pedro Pina/RTP

Rita Rocha, Nena, Perpétua, Iolanda, João Borsch e Noble (salvo pelo público) são os primeiros seis cantores apurados para a final do Festival da Canção, que celebra este ano 60 anos. Sara Tavares foi homenageada.

Já se conhecem os primeiros seis apurados para a final do Festival da Canção, que a RTP1 vai transmitir no próximo dia 9 de março: Rita Rocha, Nena, Perpetua, Iolanda, João Borsche e Noble (salvo pelo público) levaram este sábado à noite a melhor sobre a concorrência e estão mais perto de representar Portugal na final da Eurovisão, que se realiza em Malmo, na Suécia, entre 7 e 11 de maio (final).

O país nórdico organiza o evento depois de Loreen ter vencido a competição no ano passado, com o tema “Tattoo”. Os primeiros cinco concorrentes foram apurados com 50 por cento dos votos dos jurados e 50 por cento do público.

Noite de festa e homenagem

Com apresentação de nomes que fazem ou fizeram parte do festival ao longo das últimas décadas – Inês Lopes Gonçalves, Tânia Ribas de Oliveira, José Carlos Malato, Sílvia Alberto, Tozé Brito, Elisa, Pedro Granger, Filipa Sousa, Margarida Mercês de Melo, Inês Santos, Isabel Angelino, Pedro Fernandes e Ana Paula Reis – dez nomes subiram a palco nesta noite que inicia a celebração dos 60 anos do evento: Bispo, com “Casa Portuguesa”, Iolanda, com “Gritou”, João Borsch, com “Pelas costuras”, LEFT., com “Volto a ti”, MELA, com “Água”, Mila Dores, com “Afia a língua”, Nena, com “Teorias da conspiração”, Noble, com “Memory”, Perpétua, com “Bem longe daqui”, e Rita Rocha, com “Pontos finais”.

Segundo o Spotify, Iolanda, com “Grito”, tinha o tema favorito com mais de 60 mil streams. João Borsch, com “Pelas Costuras”, era a segunda canção com o maior número de reproduções (51 mil), seguida de “Aceitar”, dos No Maka com Ana Maria, (da segunda semifinal) com 44 mil.

A noite ficou marcada logo no início com a homenagem a Sara Tavares, cantora que morreu em novembro do ano passado e cantou naquele mesmo palco há 30 anos. Os amigos Selma e Ivo Costa estiveram entre os músicos que lembraram a artista. Além disso, António Calvário voltou ao palco 60 anos depois e os Delfins recordaram António Variações, com a “Canção do Engate”.

Na segunda semifinal, que acontece no dia 2 de março, estão em competição os temas de Buba Espinho, “O farol”, Cristina Clara, “Primavera”, FILIPA, “You can’t hide”, Huca, “Pede choro”, João Couto, “Quarto para um”, Leo Middea, “Doce mistério”, Maria João, “Dia”, No Maka (Emanuel Oliveira e Duarte Carvalho), com a participação de Ana Maria, “Aceitar”, Rita Onofre, “Criatura”, e Silk Nobre, “Change”.