Lembra-se do Crómio dos “Morangos com Açúcar”? Ele vai andar pelas escolas a falar de “bullying”

Se lhe falarmos de Válter Matoso, é provável que o nome não lhe diga nada. Mas para uma geração inteira, Crómio, sim, esse é um nome que ninguém esquece.

A popular personagem das segunda e terceira temporadas da série “Morangos com Açúcar” (TVI, 2004-2006), interpretada pelo ator Tiago Castro, ficou conhecida por ter sofrido de preconceito e de “bullying”.

Agora, mais de uma década depois, o Crómio volta à escola. Já não para ser colocado de parte e ser excluído, mas para ajudar a incluir e a promover a superação das diferenças.

O ator e a namorada, Marine, vão levar às escolas a palestra “Se podes sonhar, podes concretizar!”, que o próprio Tiago Castro apresentou esta sábado à tarde no seu perfil de Instagram.

“Muitos pais, na altura dos Morangos, fizeram questão de me agradecer, porque os seus filhos, que costumavam ser postos de parte devido à sua personalidade extravagante, começaram a ser incluídos no grupo, porque se o Crómio era popular, também eles podiam ser. Foi das maiores alegrias que eu tive com a interpretação da personagem, poder realmente mudar o mundo para melhor”, escreve o ator na mensagem dirigida aos fãs.

Tiago Castro mostra-se disponível para ir às escolas espalhar a mensagem. “Vamos falar da nossa história para provar que tal como o Crómio, também nós, conseguimos seguir os nossos sonhos apesar do preconceito e das adversidades”, afirma, exortando os jovens a falar aos professores desta palestra.

“Se nos queres ter na tua escola, fala com a tua professora sobre nós”, escreve.

Tiago Castro começou a sua carreira em 1999, no “Ora Viva” da RTP e, depois de “Morangos com Açúcar”, ainda fez a novela da TVI “Fascínios” (2007-2008), conforme a N-TV lhe contou aqui.

O Crómio dos “Morangos” deixou de ser “cromo”. Veja como ele está agora

TEXTO: Nuno Azinheira

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.