Manuel Luís Goucha: “Hoje tenho que agradecer a saída da Cristina, ganhei uma força que talvez não tivesse”

Manuel Luís Goucha concedeu uma entrevista intimista ao programa “Conta-me como és”, de Fátima Lopes. O apresentador abriu o coração e falou da vida pessoal e familiar, do novo desafio profissional e da saída de Cristina Ferreira para a SIC.

A poucos dias de iniciar uma nova etapa nas manhãs da TVI, Manuel Luís Goucha partilhou com Fátima Lopes o entusiasmo de receber Maria Cerqueira Gomes como nova parceira no “Você na TV”. Vários meses depois do anúncio da saída de Cristina Ferreira da TVI, Goucha admite que rapidamente percebeu que a mudança da companheira para a SIC podia ter um efeito positivo.

“Esta saída faz com que as coisas andem. Há saídas que são importantes de um lado, para que o outro lado não fique inerte”, disse. “Hoje tenho que agradecer a saída da Cristina porque ganhei aqui uma força que talvez não tivesse ou, pelo menos, estava adormecida.”

Depois de 14 anos de convivência diária, o apresentador reconhece que Cristina Ferreira teve o mérito de o “desconstruir” e que com ela aprendeu a “aligeirar-se”. Grato pelos vários anos que passaram juntos, Manuel Luís Goucha diz-se pronto para “ir à luta” com a nova parceira e manter as manhãs da TVI na liderança das audiências: “Estou entusiasmadíssimo por receber a Maria. Vou amar viver com a Maria os próximos quatro anos, é uma lufada de ar fresco e um balão de oxigénio na minha vida.”

“Não posso culpar o meu pai por não ter sido um pai porque eu também não fui um filho”

Além dos amores televisivos, Manuel Luís Goucha falou do amor que nutre pela mãe e da ausência do pai, com quem teve uma relação distante. Filho de pais separados, reconhece que as três partes foram culpadas desse afastamento.

“A minha mãe – ela não vai gostar de ouvir isto – não facilitou muito a vida do meu pai. A certa altura ele desiste de tentar visitar-nos e deve ter pensado: ‘Aos 21 anos, quando eles forem maiores, se quiserem, eu estou aqui’. E eu também não fiz nada por isso, não posso culpar o meu pai por não ter sido um pai, porque eu também não fui um filho”, confidenciou a Fátima Lopes.

“Eu foquei-me na minha vida profissional e descurei muita coisa. Descurei o lado social, descurei o lado dos amigos, foi uma opção de vida. Eu quero ser um grande profissional de televisão, foi este o meu objetivo desde os meus oito anos e não me desviei.”

Fotografia: Instagram Fátima Lopes

“Casámos mas casámos como eu gosto, só eu, o Rui e a notária”

Ao lado de Rui Oliveira há quase duas décadas, Manuel Luís Goucha confirmou durante a entrevista que se casou e explicou o porquê de o ter feito ao fim de 18 anos ao lado do companheiro: “Tenho 63 anos, espero viver até aos 99, pelo menos, mas pode não acontecer. Acho muito injusto que coisas que foram construídas a dois durante 20 anos deixem de ser do outro.”

Embora não tenha entrado em pormenores, sabe-se que o casamento aconteceu no passado mês de abril, em Monforte, praticamente em segredo. “Casámos mas casámos como eu gosto, só eu, o Rui e a notária. Foi uma coisa discreta”, rematou.

TEXTO: João Manuel Farinha

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.