Lá diz a sabedoria popular que errar faz parte da vida e só não erra quem não faz. Mas podemos dizer que indicar três localidades numa única frase e errar o nome de todas elas é obra de mestre.
A gafe, ou as gafes, tomaram conta da internet assim que o cantor André Sardet as partilhou nas redes sociais. No “Jornal das 8” da TVI de domingo passado, Judite Sousa referia-se às chamas que cercavam Miranda do Corvo, Lousã e Vila Nova de Poiares. Em rodapé, leu-se “Miranda do Douro, Lousão e Vila Nova de Poaires”.
A própria jornalista foi induzida em erro quando, na apresentação de uma reportagem sobre as populações afetadas pelo incêndio, pronunciou Miranda do Douro (em vez de Corvo). Veja o vídeo:
A distração acabou por ser (em parte) corrigida e, dos três erros iniciais, sobraram dois, já que apenas Vila Nova de Poiares teve direito a correção.
Já esta segunda-feira, também no noticiário do horário nobre da estação de Queluz de Baixo, era escrito novamente em rodapé Miranda do Douro em vez de Miranda do Corvo.
Ora, a primeira é uma cidade do distrito de Bragança, chamada de “Cidade Museu” de Trás-os-Montes. Já Miranda do Corvo é uma vila do distrito de Coimbra, onde no sábado passado deflagrou um incêndio florestal que tomou proporções assustadoras, mas entretanto controlado.