Morreu o autor da banda sonora de “Love Story”. Francis Lai ganhou Óscar em 1970

Ali MacGraw e em "Love Story"

O músico francês Francis Lai, autor da banda sonora do filme “Love Story”, morreu aos 86 anos, anunciou na quarta-feira o presidente da câmara de Nice em comunicado.

“Foi com imensa pena que tomei conhecimento da morte de Francis Lai, um grande compositor de Nice”, escreveu Christian Estrosi, indicando que a cidade irá prestar-lhe homenagem.

“Vou propor à sua família dar o seu nome a um local emblemático da nossa cidade”, adiantou.

Lai recebeu o Óscar de melhor banda sonora em 1970 por “Love Story” e já tinha sido nomeado quatro anos antes para o mesmo galardão por “Um homem e uma mulher”, um filme de Claude Lelouch.

Nascido em Nice, em 26 de abril de 1932, Lai começou na música em orquestras da região, mas foi em Marselha que descobriu o jazz em meados dos anos de 1950. Viveu depois em Paris, onde se instalou no bairro boémio de Montmartre.

Na capital francesa, escreveu as suas primeiras canções, chegando a compor para Edith Piaf nos seus últimos anos de carreira, entre 1960 e 1961.

Mas o encontro decisivo no seu percurso ocorreu quando conheceu o realizador de cinema Claude Lelouch, que lhe pediu uma música romântica para o filme “Um Homem e uma Mulher” (1966).

A melodia principal do filme viria a tornar-se um clássico do cinema francês, e abriu caminho, para Lai, à composição de bandas sonoras de uma centena de filmes e de mais de 600 canções.

TEXTO: Lusa