NOS pondera rescindir contrato com Sporting. Altice repudia “episódios de violência”

A NOS, que patrocina o principal campeonato português de futebol, está a ponderar uma eventual rescisão contratual com o Sporting, na sequência dos incidentes desta terça-feira na academia de Alcochete. A notícia foi avançada pelo diário desportivo “O Jogo”.

A NOS, que em 2015 fechou um contrato, em conjunto com a PPTV, com o clube de Alvalade no valor de 515 milhões de euros, está a estudar a possibilidade de rescindir o acordo. A informação foi avançada ao início da tarde pelo jornal desportivo “O jogo”, mas a operadora prefere não prestar declarações.

O contrato assinado, que inclui patrocínio ao clube, transmissão e distribuição do sinal da Sporting TV e publicidade estática, é válido por 12 anos e meio, mas a crise que se abateu em Alvalade, com as agressões de um grupo de adeptos aos jogadores e equipa técnica e as suspeitas de atos de corrupção que estão a ser investigados, pode, diz o diário, fazer antecipar o fim do contrato.

Em causa a imagem da marca associada ao clube. Segundo “O Jogo”, os incidentes de terça-feira e a Operação Cashball, que resultou já na manhã de hoje, na detenção do “team manager” André Geraldes, entre outros elementos afetos ao emblema dirigido por Bruno de Carvalho, estão a gerar uma “forte repercussão internacional e um impacto negativo” na imagem do clube e das marcas a ele ligados.

O contrato da NOS com o Sporting surgiu em 2015, na sequência da guerra pela exclusividade de conteúdos entre a operadora dirigida por Miguel Almeida e a Meo/Altice. Na altura, a NOS acabou por fechar acordos com Benfica e Sporting, enquanto a Meo se juntou ao FC Porto.

Se a NOS se mantém em silêncio, já a sua concorrente direta a Altice, que tem a marca Meo, já criticou de forma veemente os incidentes de terça-feira, em comunicado enviado às redações.

“Episódios como o ocorrido no dia de ontem não representam o Futebol, nem o Desporto Português”, diz a operadora. “A Altice Portugal não pode deixar de repudiar o episódio de violência associado ao futebol português ocorrido ontem”, lê-se no comunicado.

“A Altice Portugal reconhece o esforço e dedicação dos mais diversos intervenientes no futebol português e orgulha-se pelos resultados que este tem obtido ao longo dos tempos, principalmente no atual momento em que Portugal é Campeão Europeu de Futebol”, diz a companhia.

Leia também:

“Tristeza, choque e indignação”. Figuras públicas manifestam-se a favor do Sporting nas redes sociais

TEXTO: Nuno Azinheira

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.