Nova diretora pede tempo para a TVI

Na primeira entrevista, a recente diretora de Programas diz o que quer para a estação. E explica porque não conseguiu contratar Fernando Mendes.

São as primeiras palavras da nova diretora de Programas da TVI desde que tomou posse, antes do último verão. Felipa Garnel explica o que pretende para a estação de Queluz e começa por falar num “horário martirizado”, a propósito de “Ver Pr’a Crer”, o formato que vai concorrer nas tardes com “O Preço Certo” (RTP) e “Prémio de Sonho” (SIC).

De acordo com Felipa Garnel, a palavra “família” é a chave na programação do quarto canal. “O ‘Ver Pr’a Crer’ é o início de uma estratégia e é muito familiar, logo aí diz alguma coisa do que é a estratégia da TVI”, começa por referir a responsável que recorda que, só em 2019, o canal já teve “18 programas neste horário”.

“É dos horários mais complicados e dos que mais martirizados foi. Houve aqui imensos programas no último ano, por isso há um caminho a fazer, ninguém espera que seja líder logo, mas nós acreditamos. Não vou falar em números, mas um bom resultado seria melhor do que o que está. isto é um horário de acesso ao ‘Jornal das 8’. Este horário teve 18 programas no último ano, desde o ‘Inspetor Max’ até ao ‘Chef é Você’ e há que recuperar o público deste horário”, diz Felipa Garnel, que garante “não ser uma crítica” à anterior gestão “mas uma constatação”.

A diretora de Programa sabe que tem os olhos do mundo em cima de si. Mas não se importa. “Tenho uma responsabilidade grande, não a nego. Mas as coisas não se fazem de um dia para o outro. É a primeira vez que estou a falar com jornalistas, tudo o resto que sai na imprensa não é pela minha boca e não é verdade”, assegura, para garantir que a compra da TVI não a condiciona. “Há uma grelha com a qual nos identificamos e queremos conquistar os portugueses. isso é com uma estratégia com calma, passo a passo…”

Felipa Garnel diz que “Pesadelo na Cozinha” “talvez venha aí”, não comenta a eventual passagem de Goucha para as tardes e só abre uma excepção para falar de Fernando Mendes, que se recusou a transferir-se para a TVI.

“Convidei-o para vir com ‘O Preço Certo’ e não era possível, porque os contratos não estavam casados: o contrato do Fernando Mendes acabava agora e o do programa para o ano. Não podia ver o ‘pack’ todo”, lamenta-se a diretora de Programas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.