Novo diretor de Informação da RTP chumbado pela ERC

José Fragoso

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) anunciou nesta tarde que chumbou o novo diretor de Informação da RTP, José Fragoso. Em causa, a acumulação do jornalista com a direção de Programas.

Em comunicado, o regulador informa que “o Conselho Regulador, reunido a 23 de dezembro de 2019, deliberou dar parecer negativo à proposta de acumulação dos cargos de diretor de Programas da RTP1, RTP Internacional e RTP3 com os cargos de diretor de Informação da RTP1, RTP Internacional e RTP3, ficando prejudicada qualquer outra apreciação das nomeações apresentadas até ao envio de novo pedido de parecer”.

As novas funções a atribuir a José Manuel Fragoso dos Santos – diretor de Informação de todos os serviços de programas de âmbito nacional e internacional da RTP, incluindo RTP3, do qual passaria a ser também diretor de Programas – seriam exercidas em acumulação com os cargos que exerce atualmente (diretor de Programas da RTP1 e da RTP Internacional)”, lembra a ERC.

“Independentemente da ponderação das razões que estiveram na origem da decisão dos demissionários, que sempre competirá levar a cabo, assim como da apreciação do perfil de futuros nomeados para o seu exercício, o Conselho Regulador da ERC, avaliando os riscos que tal solução comporta para os princípios de funcionamento do serviço público de televisão, não pode aquiescer na acumulação dos cargos de diretor de Programas da RTP1, RTP Internacional e RTP3 com os cargos de diretor de Informação da RTP1, RTP Internacional e RTP3”, remata o comunicado.