Mohammed V de Kelatan foi rei da Malásia mas renunciou ao torno para trocar alianças com Oksana Voevodina, de quem se divorciou sete meses depois.
O ex-casal divorciou-se no dia 1 de julho, de acordo com documentos que a imprensa local teve acesso, depois de Mohammed V de Kelatan, de 49 anos, abdicar do trono, no dia 1 de janeiro, para casar-se com a miss Moscovo, de 26 anos, com a qual teve um filho, no dia 21 de maio.
Não se sabe o que levou ao término da relação. Porém, ainda segundo os mesmos documentos, o divórcio do sultão e da modelo foi realizado através da forma mais severa prevista na lei Islâmica, “triple talaq”, no qual o marido deve dizer três vezes a palavra “talaq” para que a separação se realize.
Oksana Voevodina renunciou tanto ao apelido do ex-marido, quanto ao nome de muçulmana, Rihana, mas continuou a colocar fotografias com o filho de ambos, Ismail Leon, e com o sultão, nas redes sociais.
Contudo, até ao momento, o casal ainda não se pronunciou sobre o divórcio.
Mohammed V, sultão de Kelantan, subiu ao trono em 2016. A Malásia é uma monarquia constitucional rotativa, ou seja, os nove sultanatos no país são hereditários. A cada cinco anos, um conselho de sábios reúne-se secretamente para decretar quem usará a coroa.
O mandato do sultão de Kelantan teria terminado em 2021. No entanto, após ter abdicado do trono, foi substituído por Abdullah Billah, de 59 anos, governador da província central de Pahang.
Texto: Mariana Capante