Publicidade Continue a leitura a seguir

RTP apresenta Festival da Canção com olhos postos em Turim

Fotografia: Divulgação RTP

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há 20 canções a concurso e dez apuram-se para a final, que se realiza a 12 de março, mais uma vez nos estúdios do canal. Apresentação é de Filomena Cautela e Vasco Palmeirim.

Com um modelo semelhante aos anos anteriores, o Festival da Canção, transmitido pela RTP1, volta a envolver duas semifinais e uma grande final. As semifinais acontecem nos dias 5 e 7 de março e a final está marcada para 12 de março. Todos os programas vão ser realizados nos estúdios da RTP, em Lisboa, e em direto na RTP1, RTP Play e RTP Internacional.

Na primeira semifinal, a dupla Sónia Araújo e Jorge Gabriel garante a apresentação do espetáculo. A segunda semifinal, que decorre no dia em que a estação celebra o 65º aniversário, ficará a cargo de Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato. Ao comando de todas as decisões estarão Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. A “Green Room” dos três espetáculos será gerida por Inês Lopes Gonçalves.

Em cada semifinal haverá dez canções em competição, cinco das quais se qualificam para a final. O sistema de votação seguirá o modelo habitual, sendo metade da pontuação atribuída a um júri profissional e a outra metade ao voto popular. O(a) vencedor(a) apura-se para o Festival da Eurovisão, em Turim, Itália, cidade que vai receber os participantes no Festival da Eurovisão nos dias 10, 12 (semifinais) e 14 de maio (final). No ano passado em Roterdão, nos Países Baixos, ganhou a banda italiana Maneskin.

“Quem trouxe?”

Fábia Rebordão, Agir e FF estão entre os participantes mais conhecidos. Os dois primeiros concorrem como autores, mas o também ator compôs e interpreta a música “Como É Bom Esperar Alguém”. “Sou um artista de várias referências e está música tem muitas coisas que gosto”, refere FF à N-TV no espaço Lisboa Ao Vivo, onde foi apresentado o Festival da Canção. “Fico muito feliz de estar rodeado por tantos autores e intérpretes. A seguir ao Festival espero lançar um disco”, remata o músico e ator.

À espera da primeira filha, Fábia Rebordão escreveu para Jonas, o intérprete de “Pontas Soltas”. “Escolhi-o porque ele dança, compõe e vai dar cartas. Estou com uma grande expetativa”, afirma a fadista.

Finalmente, Agir apoia Carolina Milhanas, que já tinha convidado para o programa “Cantando Abril”, na RTP1. Pormenor: a jovem é a voz da música “Quem Trouxe?”, de uma conhecida cadeia de supermercados. “É uma voz que veio para ficar. Tem todo um palco para ter visibilidade e diversidade”, diz o músico.

Os 20 autores e intérpretes

Semifinal 1

Aurea (“Why?)

Fado Bicha (“Povo Pequenino”)

FF (“Como é Bom Esperar Alguém”)

Joana Espadinha (interpreta Diana Castro) “Ginger Ale”

Kumpania Algazarra (“A Minha Praia”)

Maro (“Saudade, Saudade”)

Norton (“Hope”)

Themisterdriver (“Calisen”)

Tiago Nogueira (Interpretam Os Quatro e Meia) “Amanhã”

Valas (“Odisseia”)

Semifinal 2

Agir (interpreta Carolina Milhanas) “Corpo de Mulher”

Blacci (“Mar no Fim”)

Cubita (“Uma Mensagem Tua”)

DJ Marfox (interpretam Pongo e Tristany) “Dégradé”

Fábia Rebordão (interpreta Jonas) “Pontas Soltas”

Os Azeitonas (“Solta a Voz e Canta”)

Pedro Marques (interpreta Inês Homem de Melo) “Fome de Viagem”

Pepperoni Passion (“Código 30”)

PZ (interpreta O Vampiro Submarino) “Ao Lado de Mim”

Syro (“Ainda nos Temos”)