Sara Sampaio na Web Summit em Lisboa: “Fui forçada a fazer coisas que não queria”

Fotografia: REUTERS/Brendan McDermid

Sara Sampaio marcou presença esta manhã de quinta-feira, 9 de novembro, na Web Summit, a Cimeira da Tecnologia e Empreendedorismo que decorre em Lisboa e atrai personalidades de todo o mundo.

Começou na passada segunda-feira, dia 6 de novembro, em Lisboa, e decorre a esta quinta-feira, dia 9, o maior evento de tecnologia da Europa. Portugal recebeu várias estrelas internacionais para falarem sobre o seu percurso profissional. Sara Sampaio foi uma delas. A manequim discursou esta manhã e discutiu aspetos da indústria da moda, mais precisamente sobre o que é ser modelo nos dias de hoje.

Segundo avança o site Delas.pt, a manequim, que vive nos Estados Unidos, pisou o palco sorridente e cumprimentou a plateia com um “olá” em português. “Houve alturas em que fui forçada a fazer coisas que não queria. E a resposta era sempre a de que fazia parte do trabalho”. Esta foi uma das afirmações mais relevantes feitas pela manequim portuense. Sara Sampaio acrescentou que ter sido capaz de “negociar um contrato que excluía a nudez” e de ter dito “não” ditaram a diferença na sua carreira.

Sampaio, de 26 anos, falou ainda do papel das redes sociais na indústria da moda e no que respeita a fazer ouvir os mais frágeis. A modelo disse que estas “vieram dar voz” a quem trabalha no setor e ajudar a denunciar alguns casos que devem ser revelados. “Antes, fazíamos o trabalho que nos mandavam, caladas, e íamos para casa. Agora, as modelos têm uma voz”, conclui.

O “anjo” da Victoria’s Secret prepara-se neste momento para o grande desfile da marca de lingerie, no próximo dia 28, em Xangai, China. Mas antes, vai voltar a estar à conversa ainda esta tarde, às 15h00, ao lado de Rosario Dawson, da Studio 189, e Matthew Garrahan, do “The Financial Times”. O tema é “O crescimento do ativismo protagonizado por celebridades”.

TEXTO: Mafalda Carraxis

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.