“Senhora do Mar”: novela sobre violência doméstica grava nos Açores

"Senhora do Mar" aborda violência doméstica [Fotografias: Tiago Caramujo/SIC]

No dia seguinte à estreia da nova novela da SIC, “Senhora do Mar”, a N-TV esteve nos Açores a assistir às gravações, que vão incidir sobre o tema da violência doméstica.

“Pimenta, Pimenta!”. Numa das primeiras filas do avião da Azores Airlines que transporta muitos atores da novela “Senhora do Mar” – que estreou ontem à noite, na SIC -, para a ilha Terceira, a protagonista, Sofia Ribeiro, chama por Afonso Pimentel, que desempenha o outro papel principal e está na fila ao lado.

Os dois trocam impressões sobre o texto, que a intérprete destaca com marcador azul e que relê, vezes sem conta, durante as duas horas de viagem para o arquipélago a partir de Lisboa. Por entre o desfolhar do enredo, a atriz ainda tem tempo de trocar duas palavras com Marina Mota e Tomás Alves, enquanto Vera Kolodzig está concentrada, junto à janela da aeronave, a ler o livro “Gerir Emoções”.

Estes atores, acompanhados por muitos outros, gravam ao início da manhã seguinte na marina de Angra do Heroísmo.

“Violência doméstica” depois das eleições

No dia a seguir às eleições nos Açores, nas quais a Aliança Democrática venceu sem conseguir a maioria absoluta e elegeu 26 deputados, os trabalhos dos famosos são o tema das poucas pessoas que assistem às gravações nesta manhã cinzenta, onde a chuva não para e o nevoeiro teima em não desaparecer. Algo que não facilita a vida da produção, que tem de mudar de local o equipamento técnico por mais que uma vez.

Nesta terça-feira, 5, Júlia Palha vai ser vítima de agressão e assédio por parte da personagem do ator Hugo Narciso e responde à estalada. O tema da novela gira à volta da violência doméstica e psicológica exercida sobre a personagem de Sofia Ribeiro, que se vê obrigada a fugir para os Açores e Júlia Palha aborda o tema depois do “assédio” sofrido nas gravações.

“É duro de ver. As cenas da Sofia Ribeiro com o Pedro Hossi são angustiantes. É muito difícil, enquanto ator, fazer-se uma coisa que vai contra os teus valores e o teu carácter. Não venho de nenhum ‘background’ desses, mas a violência doméstica desconcerta-me e deixa-me mesmo desconfortável, porque amor não é controlo”, defende.

“Nunca me aconteceu, nem a uma amiga, o desconcertante que deve ser uma pessoa encontrar-se nesta situação, deve ficar sem reação! Eu que penso que sou forte e me conseguiria defender, se calhar, numa altura destas, não conseguiria. Isso é muito perturbador”, acrescenta a atriz no hotel que serve de base ao elenco junto à marina de Angra do Heroísmo.

“Já tive relações tóxicas”

Sofia Ribeiro teve uma experiência de abusos verbais na vida real. “A personagem é meio que uma catarse de coisas que eu já experienciei na vida”, referiu à imprensa, ela que se queixou, publicamente, da relação “tóxica” que viveu há anos com o DJ Ruben da cruz. “Eu própria já tive relações tóxicas que felizmente não chegaram a um derradeiro ponto, mas que foram momentos também difíceis para mim”. Em conversa com a N-TV, a protagonista destaca, agora, as paisagens dos Açores. “É tão bom estarmos no nosso país e ao mesmo tempo parece que não estamos. Temos tanta riqueza de natureza, é tão bom poder dizer que este bocadinho também é nosso”, remata.