Corria o ano de 2016 e Toy dava a conhecer ao seu público o tema “Corazón sin edad” (que conta também com uma versão em português). Há sete meses, dois cantores norte-americanos lançavam a canção “No Competition”, que o português acredita ser um plágio da sua obra. O caso está entregue à Sociedade Portuguesa de Autores.
As semelhanças entre os dois temas são “muito mais do que uma coincidência”, defende o artista luso, que revelou a Rui Unas ter tido conhecimento do alegado plágio por amigos do seu filho. Em entrevista ao “podcast” “Maluco Beleza”, Toy afirma que Dynamite Dylan e Jake Paul usaram indevidamente uma criação sua.
“Descobri um plágio de uma música minha de uns americanos que têm 15 milhões de visualizações [no YouTube]”, começou por desvendar o cantor, que rapidamente fundamentou esta acusação, perante o espanto do ator e apresentador.
Percorra a galeria e veja quem são Dynamite Dylan e Jake Paul.
Ambos são youtubers. O segundo, irmão do polémico Logan Paul, é também ator.
“Todo o tema é inspirado no meu. Tem a parte A, a parte B, depois tem o refrão, depois tem a parte C, depois tem a parte em que eu faço um rap e que eles também fazem”, enumera Toy, de 55 anos, com mais de 40 de carreira – “faço música desde os 13”.
“A construção da canção deles está igual à minha. Esta parte [do refrão] é igualzinha, em termos de melodia. A outra parte, a melodia sendo diferente,
a harmonia e a métrica são iguais”
Toy
O cantor de êxitos como “És Tão Sensual” e “Chama o António” esclarece que tem “o processo a decorrer na Sociedade Portuguesa de Autores”, sem avançar, contudo, com mais detalhes. “Isto pode ser a minha independência financeira”, diz, a rir-se.
Compare a canção de Toy e o alegado plágio:
E o que gostaria que acontecesse? “Sinceramente”, Toy responde: “A obra intelectual é uma coisa intocável e sagrada e, portanto, deviam pagar por isso. […] Mas, em vez de indemnização, eu até os convidava a vir a Portugal fazer um concerto comigo.”
Veja o debate deste tema a partir do minuto 1:45:
TEXTO: Dúlio Silva