Eles escrevem sobre o Festival Eurovisão da Canção, mas também vibram com ele. E muito

A sala de imprensa junto à Altice Arena, em Lisboa, onde têm estado os profissionais acreditados para o Festival Eurovisão da Canção, transformou-se, em vários momentos ao longo da primeira semifinal, realizada esta terça-feira à noite, numa festa europeia.

Os nervos não se viveram apenas no palco da maior sala de espetáculos do país, onde esta terça-feira à noite se elegeram os dez primeiros finalistas do Eurofestival. Na “press room” instalada a poucos metros da Altice Arena, os jornalistas e “bloggers” acreditados também vibraram com as primeiras emoções da edição deste ano do certame de música.

Aí, estão instalados meia dúzia de ecrãs para que 1700 profissionais possam levar ao mundo a maior aventura do universo do espetáculo em que Portugal alguma vez esteve envolvido. O frenesim lá vivido torna-se difícil de transcrever em palavras.

O reboliço e a azáfama misturaram-se com a emoção, traduzida em aplausos cortantes, sorrisos enviados além-fronteiras através de telemóveis, bandeiras espalhadas pelas mesas de trabalho e momentos em que os corpos se deixaram levar pelo ritmo dos temas mais vibrantes a concurso.

Tudo isto ao mesmo tempo em que informam as suas nações como correu a estreia de Portugal na organização de uma Eurovisão. “É uma das melhores a que já assisti. O pessoal que está nos bastidores é impecável”, contou à N-TV Andreas Brenner, do jornal alemão “Deutsche Weller”.

As emoções prosseguem no mesmo local com a segunda semifinal, agendada para esta quinta-feira, e com a final, que se realizará no sábado.

TEXTO: Ana Filipe Silveira e Dúlio Silva

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.