O número do dia. 1991: o ano em que a vitória na Eurovisão foi resolvida por desempate

A Suécia é um país com um passado risonho no Festival Eurovisão da Canção, mas nem todas as suas vitórias foram fáceis. No ano de 1991, a sorte acabou por sorrir ao país apesar da forte concorrência de França.

A cantora sueca Carola, que interpretou o tema “Capturada por uma tempestade”, empatou, no final do concurso, com a representante francesa Amina e a sua canção, “E o último que falou tem razão”. Terminaram ambas com 146 pontos.

Esta foi a segunda vez na História que existiu um empate no primeiro lugar do pódio: mas desta vez só um país saiu vencedor, ao contrário do que aconteceu em 1969, em que foram declarados quatro campeões.

No ano seguinte, para que não voltasse a acontecer o mesmo problema, a organização decidiu que se recorreria à pontuação atribuída pelo júri de cada nação aos concorrentes para desempatar.

Nesta situação especifica, como os números musicais de Carola e Amina obtiveram por quatro vezes os 12 pontos, foi a segunda pontuação máxima possível que serviu como fator decisivo.

Na 36ª edição do festival, organizado em Roma, Itália, cinco países concederam os dez pontos a “Capturada por uma tempestade”, e apenas dois países conferiram a mesma votação ao tema francês.

A Suécia somou assim a sua terceira conquista, de um total de seis que alcançou até à data na competição. Na noite do dia 4 de maio, esteve também presente a cantora portuguesa Dulce Pontes, com “Lusitana Paixão”, que terminou em oitavo lugar.

Veja aqui as atuações dos concorrentes de França e Suécia.

A carregar vídeo…

A carregar vídeo…

TEXTO: Tiago Firmino

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.