Portugal parou para ver a vitória de Salvador Sobral no Festival Eurovisão da Canção, em 2017. Mas será que o mundo também? Certo é que estiveram milhões de espectadores a assistir.
A edição do ano passado do certame de música, organizado pela União Europeia de Radiodifusão (UER) e que teve lugar em Kiev, na Ucrânia, teve durante as três galas de transmissão televisiva um total de 182 milhões espectadores.
Um ano positivo segundo a organizadora do evento, porque obtiveram 36,2% de share das 42 estações de televisão dos países participantes que emitiram o concurso em direto. Entre o público que assistiu ao evento, destaque para os jovens entre os 15 e os 24 anos, que representam 42,9% desse total.
Contudo, no ano em que Salvador Sobral alcançou a vitória, com o tema “Amar Pelos Dois”, a União Europeia de Radiodifusão perdeu 22 milhões de espectadores em relação aos 204 milhões que tinham contabilizado na edição de 2016, em Estocolmo, na Suécia.
TEXTO: Tiago Firmino