Steven de Souza falou sobre o comportamento inapropriado de Jean-Claude Van Damme durante as filmagens de “Street Fighter: A Última Batalha” (1995) devido ao consumo de cocaína.
O realizador de cinema revelou que o ator belga, que interpretou Guile, estava regularmente sob o efeito de estupefacientes no set de filmagens ou faltava ao trabalho por estar de ressaca.
“Na altura, não podia falar sobre isto mas agora posso: Jean-Claude Van Damme estava completamente fora de si. O estúdio até contratou um assistente para tomar conta dele, mas infelizmente o assistente acabou por ser má influência”, disse de Souza, esta segunda-feira, ao jornal britânico “The Guardian”.
O profissional de 71 anos prosseguiu frisando que Van Damme dizia muitas vezes que estava “doente” para ficar a recuperar das ressacas. “Tinha de procurar cenas no guião para filmar. Não podia ficar sentado à espera que ele decidisse aparecer”, assegurou.
“Em duas ocasiões, os produtores do filme deixaram-no ir até Hong Kong e, nas duas, eles chegou atrasado. Não esquecer ainda que às segundas-feiras ele nem sequer aparecia”, acrescentou.
Recorde-se que o ator belga revelou há seis anos, numa entrevista à referida publicação, que a certa altura, durante a década de 1990, estava a consumir dez gramas de cocaína por dia. Um gasto de dez mil dólares (aproximadamente oito mil euros) por semana.
Depois de uma passagem pouco conseguida por um centro de reabilitação, em 1999, Jean-Claude Van Damme conseguiu deixar o mundo das drogas sem a ajuda de um profissional. No mesmo ano, deu o nó com a atual mulher, Gladys Portugues.
Recorra à galeria de imagens e reveja a personagem de Van Damme em “Street Fighter”.
TEXTO: Tiago Firmino