Príncipe Harry despede-se da rainha Isabel ll: “Obrigado pelo sorriso contagiante”

Harry e Meghan
[Fotografia: EPA/NEIL HALL]

O príncipe Harry despediu-se da avó, a rainha Isabel ll de Inglaterra, que morreu aos 96 anos, no Castelo Balmoral, na Escócia.

O filho do agora rei Carlos lll fez questão de deixar, no site Archewell, uma mensagem emotiva de despedida à monarca. “Era mundialmente admirada e respeitada. A sua graça e dignidade inabaláveis permaneceram ao longo da sua vida”, começou por escrever.

“Façamos eco das palavras que disse após a morte do seu marido, o príncipe Filipe, palavras que podem trazer conforto a todos neste momento: ‘A vida, é claro, consiste em despedidas finais e primeiros encontros’”, lembrou. “Vovó, embora esta despedida final nos traga grande tristeza, sou eternamente grato por todos os nossos primeiros encontros”, acrescentou.

De seguida, o marido de Meghan Markle agradeceu os “momentos especiais” que viveu com a rainha: “Agradeço estes momentos partilhados consigo e os muitos outros momentos especiais. Já está a fazer muita falta, não apenas a nós, mas ao mundo”.

“Obrigado pelo seu sorriso contagiante. Nós também estamos a sorrir por sabermos que agora está com o avô, e ambos juntos em paz”, rematou.

Também o irmão de Harry, William, lembrou a avó. “A minha avó dizia que a dor era o preço que pagamos pelo amor. Toda a tristeza que sentiremos nas próximas semanas será uma prova do amor que sentimos pela nossa extraordinária rainha”, escreveu.

Isabel ll morreu a 8 de setembro aos 96 anos. Na rede social Twitter a família real anunciou que a “rainha morreu em paz”. Recorde-se que a monarca esteve sob supervisão médica no Castelo de Balmoral depois de a Casa Real ter revelado que os especialistas estavam preocupados com a saúde da rainha.