Netflix abre os cordões à bolsa. Plataforma gasta 6,5 mil milhões de euros em conteúdo original

A plataforma de streaming vai investir, ao longo deste ano, qualquer coisa como 8 mil milhões de dólares, o equivalente a 6,5 mil milhões de euros, em cerca de 700 conteúdos originais.

O catálogo da Netflix vai incluir, no final de 2018, mais 700 novos títulos, entre filmes, séries e especiais de comédia. Destes, 80 por cento serão realizados nos Estados Unidos e os restantes 20 em outros países, dando continuidade à sua aposta em produtos internacionais.

A revelação foi feita por David Wells, diretor financeiro da empresa, durante a conferência da Morgan Stanley Technology, Media & Telecom, citada pela revista “Variety”. “Vamos continuar a adicionar conteúdos. Está a funcionar. Está a fazer-nos crescer”, explicou.

O responsável adiantou ainda que, além desses 6,5 mil milhões de euros, haverá outros dois mil milhões reservados para marketing, um aumento de 50 por cento comparativamente ao ano passado. “A nossa linha de pensamento dizia-nos que o melhor investimento a fazer com cada dólar que ganhávamos era em conteúdos. Agora, acreditamos que o marketing age como multiplicador desse dinheiro”, disse Wells.

Em 2017, a Netflix reservou cinco mil milhões de euros do seu orçamento para conteúdos originais. Em 2013, esse investimento tinha sido de dois mil milhões.

Atualmente, a plataforma de streaming (que não divulga os resultados das suas audiências) tem 110 milhões de assinantes em todo o mundo. Destes, 8,3 milhões foram conseguidos nos últimos três meses.

TEXTO: Ana Filipe Silveira