RTP estreia “Trezes” e aposta na produção de telefilmes

Trezes
Fotografia: Divulgação RTP

A RTP vai estrear “Trezes”, uma série de telefilmes, no dia 11 de dezembro, a partir das 22.30 H, no primeiro canal. Trata-se de uma aposta na ficção deste género.

“Trezes” é um projeto inédito com a chancela RTP e Marginalfilmes, que reúne autores, contos e realizadores nacionais num formato diferenciador – o telefilme.

Todas as semanas haverá o olhar de um realizador sobre um conto da literatura portuguesa interpretado por vários atores nacionais.

“Com a estreia desta série, a RTP1 complementa a sua oferta de ficção portuguesa, num formato muito produzido a nível internacional, mas menos comum na televisão portuguesa: o telefilme”, refere José Fragoso, diretor de Programas da RTP.

“Este projeto, dirigido pela Marginalfilmes, é o resultado de mais de dois anos de trabalho intenso, desde a adaptação dos vários contos, todos de autores portugueses, clássicos ou contemporâneos, até à fase de produção que envolveu dezenas de profissionais – guionistas, realizadores, atores, produtores e equipas técnicas”.

“Uma produção que soube – à imagem do que aconteceu com outras produções recentes de ficção para a RTP1 – resolver os obstáculos levantados pela pandemia e manter os planos de rodagem”, acrescenta José Fragoso.

“Com este investimento da RTP1 na produção de telefilmes – que se soma à produção regular de séries para televisão e à participação relevante na produção de longas-metragens para cinema -, a RTP1 reforça o seu papel central na produção audiovisual nacional e no desenvolvimento de conteúdos de ficção ligados à nossa História e ao nosso património literário”, conclui o responsável da estação pública.

Conheça as histórias que vai poder acompanhar nas próximas semanas na RTP1, num projeto coordenado pelo produtor e realizador José Carlos de Oliveira:

“Fronteira” – 11 Dez.

Autoria: Miguel Torga/Realizador: João Cayatte/Elenco: Sisley Dias, Teresa Mello Sampayo, Carla Chambel, João Villas-Boas;

“O Rapaz do Tambor” – 18 Dez.

Autoria: Fernando Namora/Realizador: Filipe Henriques/Elenco: Miguel Damião, Sandra Santos, Gonçalo Botelho, Duarte Grilo;

“As Cinzas da Mãe” – 8 Jan.

Autoria: Cristina Norton/Realizador: José Farinha/Elenco: Margarida Moreira, João Craveiro, Paula Mora, Paula Guedes;

“A Morte do Super-Homem” – 15 Jan.

Autoria: Rui Zink/Realizador: João Teixeira/Elenco: João Jesus, Susana Arrais, Afonso Lagarto, Sara Norte;

“O Tesouro” – 22 Jan.

Autoria: Eça de Queiroz/Realizador: Carlos Coelho da Silva/Elenco: Rui Luís Brás, Ivo Alexandre, José Condessa, Carolina Amaral, Carla Salgueiro.