Treze anos depois, Maria João Bastos está de regresso à ficção da RTP1

“País Irmão” está quase a chegar aos ecrãs da RTP1. Com estreia marcada para setembro, a série realizada por Sérgio Graciano vai contar com Maria João Bastos no elenco, depois de esta ter gravado a novela da TV Globo “Novo Mundo”, ao lado dos portugueses Ricardo Pereira, Joana Solnado e Paulo Rocha.

A atriz, recentemente falada para fazer parte da nova novela da SIC, “Regresso”, que teve de recusar, é apenas uma das muitas estrelas que a Stopline garante na nova produção que já está a ser gravada para a RTP1. Maria João Bastos regressa assim à estação pública, depois de em 2004 ter integrado o elenco da série luso-brasileira “O Segredo”, da mesma produtora.

Trezes anos volvidos, a intérprete de 41 anos volta a fazer parte de um projeto que aborda a ligação entre Portugal e Brasil, embora desta vez num registo cómico. João Tordo, que com Tiago R. Santos e Hugo Gonçalves assina o argumento da história, já revelou um pouco sobre o enredo de “País Irmão”.

“[A história é] Sobre uma equipa de produção que está a fazer uma grande novela luso-brasileira, sobre a chegada dos portugueses ao Brasil em 1808. É sobre os bastidores e sobre como as nossas relações Portugal-Brasil são uma boa ideia mas, na realidade, são mais complicadas do que parecem”, explicou o autor numa entrevista concedida recentemente ao “Observador”.

No elenco, há outros nomes entretanto confirmados, tais como o de José Raposo, Afonso Pimentel, Nuno Lopes, Victoria Guerra, Filipa Areosa, Dinarte Branco, Cristóvão Campos, Bruna Quintas e Virgílio Castelo. O consultor de ficção da RTP regressa também às séries do primeiro canal público depois de ter protagonizado “Terapia”, em 2016.

A estreia de “País Irmão” está marcada para setembro. A RTP1 tem ainda em fase de produção outros projetos de ficção, como é o caso das segundas temporadas de “Sim, Chef!” e “Ministério do Tempo”, de “1986”, escrita por Nuno Markl, “Madre Paula”, assinada por Patrícia Müller, e “Sara”, realizada por Marco Martins.

TEXTO: Dúlio Silva

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.