Atores sem medo. Estrelas das novelas da TVI juntam-se à greve da produtora Plural

Trabalhadores da produtora de ficção da TVI entraram na terça-feira em greve às horas extraordinárias, num protesto que se prolonga até à próxima segunda-feira. Atores das novelas produzidas pela Plural Entertainment mostraram-se solidários com os colegas e juntaram-se ao primeiro dia de manifestação em Bucelas.

A redução do Período Normal de Trabalho (PNT) para oito horas, a integração dos trabalhadores precários nos quadros da empresa, o fim dos “falsos recibos verdes”, o pagamento de horas noturnas e vencimentos tabelados são algumas das reivindicações dos trabalhadores da produtora do grupo Media Capital.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos, afeto à CGTP, “esta greve surge depois de, mais uma vez, a empresa ter falhado o prazo de entrega normal de uma proposta que fosse ao encontro das reivindicações apresentadas.”

“Apesar de os trabalhadores e o CENA-STE terem comunicado que se mantêm disponíveis para negociar de modo a inclusivamente cancelar esta greve, optaram o Grupo Media Capital e o Grupo Plural Entertainment por declinar a reunião que estava agendada para o passado 27 de Novembro”, lê-se no comunicado.

Joaquim Horta e Joana de Verona entre os reivindicadores

Joaquim Horta, que regressou aos ecrãs da TVI em 2017, na novela “A Herdeira”, foi um dos atores que se juntou aos colegas no primeiro dia de manifestação à frente das instalações da Plural, em Bucelas.

O ator, que integra atualmente o elenco da trama “Valor da Vida”, também da TVI, não foi, contudo, o único intérprete a apoiar publicamente as reivindicações dos trabalhadores da produtora do grupo Media Capital. Também o jovem ator José Condessa lá esteve, ele que está de igual forma em “Valor da Vida” e que, a partir de domingo, vai mostrar os dotes para a dança no “talent show” “Dança com as Estrelas”.

Joana de Verona (“Ouro Verde” e “Valor da Vida”), André Gago e Elsa Galvão foram outros dos atores que protestaram contra as condições em que dezenas de profissionais se encontram.

“Começa a greve na Plural Entertainment!”

Na rede social Facebook, o CENA-STE partilhou na terça-feira à noite uma fotografia de trabalhadores da empresa que produz as novelas da TVI em protesto em Bucelas. “Começa a greve na Plural Entertainment!”, lê-se como descrição da imagem.

Fotografia: Facebook CENA-STE

Em resposta à publicação, várias mensagens de apoio aos grevistas. “Força e coragem, antigos companheiros e amigos. Já é demais”, escreveu uma ex-colega. “Sempre solidária nesta luta!”, reiterou outra internauta.

“Técnicos explorados a nível salarial e psicológico”, revela estrela da TVI

Há muito que as condições de trabalho na produtora da Media Capital têm sido criticadas. Recentemente, a atriz Ana Sofia Martins alertou para o problema, na ressaca da vitória da novela “Ouro Verde” nos International Emmy Awards, lembrando que o troféu não é só dos atores mas dos técnicos.

“Técnicos esses que são explorados a nível salarial e psicológico. Que trabalham 12 horas por dia, que trabalham ou a contratos temporários, ou a recibos, em funções que são essenciais a todos os projetos, que não têm condições de segurança (trabalho em altura) e a quem não é oferecida formação.”

Produtora da TVI, a Plural já recebeu dois Emmy Internacionais, com as novelas “Meu Amor” e “Ouro Verde”. O facto não comove os representantes sindicais dos trabalhadores: “É simples, as telenovelas e outros programas não são feitos nos gabinetes das administrações, são feitos pelas mãos destes trabalhadores, e é por causa do seu trabalho que os espectadores ligam a televisão. São eles que precisam de ser valorizados e respeitados.”

Falando de um “setor de atividade que movimenta milhões”, o sindicato lembra que os profissionais do audiovisual continuam “a trabalhar afastados de muitas das normas mais elementares do Código do Trabalho, originando condições de trabalho que colocam até em risco a segurança e saúde física e mental dos trabalhadores”.

TEXTO: N-TV

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.