Cristina Ferreira não vai ter uma vida fácil. “Você na TV” reestreia com o triplo da audiência da SIC

A luta pela liderança entre os programas “Você na TV” e “O Programa da Cristina” promete ser renhida, com vantagem – na teoria – para a aposta da TVI. O “talk show” de Manuel Luís Goucha reforçou ser a preferência dos portugueses ao registar, no dia da sua reestreia, mais do que a soma das audiências obtidas pela RTP1, RTP2 e SIC.

Líder incontestável no horário há vários anos, Goucha permanece com o título de “rei” das manhãs da televisão portuguesa, agora com Maria Cerqueira Gomes ao seu lado.

A emissão desta quarta-feira do programa da TVI, que ficou marcada pela estreia de um novo cenário e da ex-apresentadora do Porto Canal no lugar de Cristina Ferreira, foi vista, em média, por 523 mil e 800 espectadores, segundo os dados provisórios da GfK, a empresa de audimetria que opera em Portugal, pelo menos, até ao final do ano.

A audiência média de 5,4% obtida pelo matutino da TVI, correspondente a 32,7% de quota de mercado, foi mais do que suficiente para bater a concorrência.

Comecemos pelo “Alô Portugal”, que a SIC está a exibir no mesmo horário até sexta-feira. Ana Marques e José Figueiras registaram três vezes menos do que o “Você na TV”, ao serem vistos, em média, por 171 mil e 600 espectadores (1,8% de “rating” e 10,8% de “share”). Sónia Araújo e Jorge Gabriel, os anfitriões de “Praça da Alegria”, da RTP1, não foram além dos 136 mil e 800 espectadores (1,4%/8,5%).

A partir de segunda-feira, dia 7, tudo pode mudar, com a estação da Impresa a apostar todas as fichas no programa que vai trazer de volta às manhãs Cristina Ferreira.

Júlia e Fátima taco a taco

No horário vespertino, Fátima Lopes foi líder na emissão em que, também ela, estreou um novo cenário. O “talk show” “A Tarde é Sua”, da TVI, foi visto, em média, por 384 mil e 500 espectadores (4,0%/16,4%), mais 50 mil e 300 do que os que Júlia Pinheiro conseguiu fidelizar no programa da SIC com o seu nome (3,5%/15,2%).

O “Agora Nós”, da RTP1, voltou a ser a terceira escolha dos portugueses. Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelos foram vistos por 173 mil e 200 pessoas (1,8%/8,8%).

Diana Chaves vence confronto com Fátima Lopes

A estreia de “O Carro do Amor”, que reforça a aposta da SIC em programas que ajudam os portugueses a encontrar o amor, foi o programa mais visto na faixa de acesso ao horário nobre, batendo “First Dates”, que a TVI estreava à mesma hora.

Contas feitas, e segundo os dados provisórios da GfK, Diana Chaves, que transitou de “Casados à Primeira Vista” para este formato, foi a escolha de 880 mil e 300 espectadores (9,1%/20,5%). Fátima Lopes, a principal anfitriã do formato da TVI, e Ruben Rua, o “Barman do Amor”, não conseguiram alcançar o primeiro lugar da tabela naquele horário, tendo registado 827 mil e 800 espectadores (8,5%/19,3%).

Um resultado que quase empurrou a TVI para o terceiro lugar no horário das 19 horas, uma vez que “O Preço Certo” (RTP1), de Fernando Mendes, teve uma audiência de mais de 818 mil espectadores (8,5%/19,1%).

TEXTO: Dúlio Silva

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.