“Deixei-me viajar durante estes meses todos”. A estreia de José Fidalgo na Globo

José Fidalgo adorou a sua primeira experiência no Brasil. Depois da estreia na Globo, com a novela “Deus Salve o Rei”, o ator português diz que tem “a bagagem mais cheia” e que foi uma “viagem incrível”.

“Deixei-me viajar durante estes meses todos por esta viagem incrível. Gostei muito da repercussão”, afirma o ator de 38 anos, que quer “continuar a trabalhar”, seja no Brasil ou em Portugal.

O facto de ser a sua estreia em novelas brasileiras levou José Fidalgo a trabalhar o seu sotaque carioca com a ajuda de uma professora de fonética. Segundo o ator, as pessoas não sabiam que ele era português.

“O que mais me surpreendeu foi o facto de as pessoas não saberem que eu era português. Os brasileiros perguntavam ‘Então, mas tu és português?’, conta.

Durante os nove meses que esteve no Rio de Janeiro, José Fidalgo fez uma autêntica vida de carioca. O ator afirma que andava muitas vezes de chinelo no pé e que ia à praia todos os dias de manhã antes de ir trabalhar.

Mas nem tudo na vida de carioca é fácil. A personagem que encarna na novela “Deus Salve o Rei” foi submetida a algumas mudanças de visual. O ator português admite que gostou dessa experiência apesar de já estar “planeada”.

“No primeiro dia quando cheguei, a diretora de caracterização disse: ‘Temos estas mudanças ao longo do processo da novela, o que é que achas?’. Eu disse logo que sim”, acrescentando ainda que “aquele cabelo ajudou a encontrar a personagem Constantino”.

Com fortes tensões sociais sempre presentes, o Rio de Janeiro foi uma experiência nova para o ator português. “Preocupei-me sempre, mas nunca me aconteceu nada. Depois é uma questão de te começares a habituar. É uma boa experiência de vida como ser humano”, revelou.

Com o futuro ainda incerto, Fidalgo diz que “há propostas em cima da mesa” e isso deixa-o contente. “Vamos ver. Neste momento não sei se daqui a um ano vou continuar aqui ou não”, afirmou, acrescentando que certo, certo é que vai integrar a próxima novela da SIC. “Sim, isso acho que posso confirmar”, acrescentou.

Para já, José Fidalgo regressa a Portugal com “a mesma seriedade, humildade e transparência” de sempre. As diferenças são grandes entre a Globo e a SIC, mas com 38 anos, o ator quer adaptar-se às dimensões dos mercados e sabe o que cada um deles tem para oferecer.

“A Globo apresenta o seu produto a uma média de 150 milhões de pessoas por dia, dos 200 que existem, e nós apresentamos o nosso produto a uma média de um milhão e meio”, começou por dizer. “Eu sei aquilo que eles me podem oferecer na Globo e aquilo que a SP ou a SIC me podem oferecer, mas que nada fica atrás”, acrescentou.

José Fidalgo não foi o único português no elenco desta novela que está a ser exibida em Portugal no canal Globo. Ricardo Pereira, que se estreou na emissora brasileira em 2004, na novela “Como uma Onda”, também integra o grupo de atores.

TEXTO: Miguel Lopes (com DS)

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.