Desastre! Nova aposta da TVI desce a mínimos históricos

O que nasce torto… tarde ou nunca se endireita. Quem o diz é a sabedoria popular e o ditado parece aplicar-se como uma luva ao novo formato de fim de tarde da TVI, que substituiu “Apanha se Puderes”.

Like ou deslike? Se houvesse um botão para escolher, como no Facebook, os espectadores da TVI já tinha feito a sua escolha. “Like Me”, a nova aposta da estação para o horário das 19h00 (particularmente importante porque é o acesso ao horário nobre), está a revelar-se um desastre de audiências.

Na estreia, segunda-feira, os resultados já tinham sido maus (269 mil espectadores e 8,9% de share). Melhorou um pouco no dia seguinte, mas ainda assim um resultado fraco (309 mil pessoas, 10,8% de share).

Mas esta quinta-feira, o programa bateu mínimos históricos e fizeram os sinos tocar a rebate na TVI: apenas 207 mil espectadores, equivalentes a 7% de quota de mercado. Ou seja, à hora em que o programa estava no ar, por cada 100 pessoas a ver televisão, apenas sete estavam sintonizados na TVI. Muito mau para uma estação comercial.

À mesma hora, na SIC, “Quem quer namorar com o agricultor” registava 738 mil espectadores (25,1% de quota de mercado), enquanto Fernando Mendes, na RTP, levava 625 mil pessoas (21,5%) ao seu “Preço Certo”.

Não se pense, porém, que os maus resultados de “Like Me” têm a ver com a hora de exibição do programa. À noite, por volta da meia-noite, o diário do formato captava apenas 11% dos espectadores que viam TV àquela hora.

Na RTP1, Filomena Cautela conseguia mais público para o “5 para a meia noite” (valores próximos dos 12% de quota de mercado, quando os dois programas estiveram em simultâneo), enquanto a SIC liderava com a novela brasileira “Segundo Sol” (cerca de 22%).

Praça da Alegria muito próximo do “Você na TV”

As dores de cabeça dos responsáveis da TVI estendem-se a outros horários. De manhã, por exemplo. Cristina Ferreira e Cláudio Ramos estão noutro campeonato. “O Programa da Cristina” voltou a liderar com 405 mil espectadores (29,7% de share)

A luta é agora pelo segundo lugar. E está mais acesa do que nunca. Já esta semana, Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes perderam para Jorge Gabriel e Sónia Araújo, num resultado histórico que nunca tinha acontecido. Esta quinta-feira, o feito esteve quase a acontecer de novo, o que prova bem que a competitividade é cada vez maior, e que a erosão do “Você na TV!” é evidente, com transferência de público da TVI para a RTP1.

Segundo os dados da GfK, que mede as audiências televisivas em Portugal, o matutino de Queluz de Baixo conseguiu 230 mil espectadores (16,6% de quota de mercado), enquanto o seu homólogo da televisão pública alcançou 218 mil pessoas (16,2%). Ou seja, uma escassa diferença. Aliás, ao longo da emissão foram muitos os momentos em que a RTP1 esteve à frente da TVI.

Nas contas finais do dia, a SIC voltou a ser a televisão preferida pelos portugueses, com 21,1% de share médio. Longe, a TVI não foi além dos 15,7%, tendo a RTP1 cada vez mais perto: 14,5%.

TEXTO: Rui Pedro Pereira

 

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