“Dois paneleirotes”. ILGA Portugal acusa Cinha Jardim de discriminação e apresenta queixa à ERC

“Estes dois têm a sorte de que não é usual entrarem [na “Casa dos Segredos”] dois paneleirotes”. Foi assim que Cinha Jardim se referiu a Luan e Tiago, dois concorrentes do “reality show” da TVI. A associação ILGA não gostou da expressão e promete fazer queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Na sua página de Facebook, a ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo “informa que irá apresentar uma queixa junto da Entidade Reguladora para a Comunicação Social” (ERC) a propósito das declarações de Cinha Jardim no programa da TVI “Late Night Secret”, onde comenta o dia a dia dos concorrentes de “A Casa dos Segredos”.

Em causa está a expressão “paneleirotes”, utilizada pela “socialite” para se referir aos participantes Luan e Tiago, que escondem dos restantes elementos da casa o facto de serem um casal.

A ILGA espera “um pedido de desculpas da parte” da estação de Queluz de Baixo, que emite o formato conduzido por Manuel Luís Goucha.

“É tempo de reagir. A discriminação e o discurso de ódio não podem ter lugar em canais públicos ou privados de comunicação. Em qualquer circunstância e em qualquer formato, há que denunciar sempre, seja junto das autoridades competentes, seja no nosso Observatório da Discriminação”, completa a associação, presidida por Nuno Pinto.

TEXTO: Ana Filipe Silveira

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.