Eurovisão: Figuras públicas rendidas a Salvador Sobral

A comparação entre o jogador Éder, que marcou o golo que deu a vitória a Portugal no Europeu de futebol, e Salvador Sobral, está a tornar-se viral nas redes sociais.

TEXTO: Nuno Azinheira

A passagem de Salvador Sobral à final da Eurovisão, que se realiza no sábado em Kiev, na Ucrânia, está a gerar uma onda de euforia nas redes sociais portuguesas. Há já quem vaticine a vitória no Festival, comparando o cantor a Eder, o “herói” que marcou o golo decisivo no Europeu de futebol do ano passado. E a imagem dos dois de perfil está a tornar-se viral neste final de terça-feira.

“Uma pessoa de pé com a sua voz. Sem truques ou artifícios. Sem roupa vistosa, sem efeitos especiais. O único a cantar na sua língua. Um coração a bater não por dois mas por milhões. Esses milhões em casa a suster a respiração e como no poema estão “comovidos e mudos”. Foi desta forma que Rita Ferro Rodrigues descreveu esta terça-feira à noite a passagem de Salvador Sobral à final do Festival da Eurovisão.

A canção “Amar pelos Dois”, composta pela sua irmã, a cantora Luísa Sobral, foi uma das oito escolhidos pelo voto popular para estar presente na final do certamente, que se realiza no sábado em Kiev.

A apresentadora da SIC não foi a única figura pública a assumir publicamente o seu contentamento. Na última hora são muitas as personalidades da televisão e das artes a prestar a sua homenagem ao cantor que, sete anos depois, volta a apurar Portugal para a final da Eurovisão.

“Canonizem-nos o Salvador”, pede, em jeito de brincadeira Ana Bola, enquanto a apresentadora Iva Domingues opta por uma exclamação: “Já está!!!”, seguida de um coração. Já a atriz Rosa do Canto prefere felicitar o cantor: “Parabéns, Salvador!” Comovida, Tânia Ribas de Oliveira, rosto da RTP optou por um “Que orgulho!” no Facebook e um “Tão bom. Estamos na FINAL da Eurovisao!!! Obrigada”, no Instagram.

Tão bom. Estamos na FINAL da Eurovisao!!! Obrigada, @salvadorsobral.music ❤️

A post shared by Tânia Ribas de Oliveira (@taniaribas) on

“Salvador, és o maior!”. Foi assim que Rita Marrafa de Carvalho, comentou a passagem de Portugal, acrescentando-lhe as tags #salvadoradorable e #12points. A jornalista, que estava a dar aulas no momento da atuação, fez um intervalo para que a turma pudesse ver a canção portuguesa. No final, na sua página pública de Facebook, colocou um vídeo a cantar a música, com parte dos seus alunos.

Em final de aula na ETIC, não resistimos. A homenagem da minha turma de Jornalismo e Comunicação Audiovisual ao Salvador Sobral. Go, #Salvadorable!!!#12points#crazyteacher

Publicado por Rita Marrafa de Carvalho em Terça-feira, 9 de Maio de 2017

O veterano apresentador Júlio Isidro também não perdeu a transmissão da RTP, e logo após a atuação de Salvador, postou no Facebook, uma imagem do momento.

Já Nuno Markl elogiou aquilo que considerou ser “o triunfo de quem arrisca”. “Sim, é “só” um Festival da Eurovisão. Assim como o futebol e “só” futebol. Mas já é o triunfo de quem arrisca ir por caminhos imprevisíveis e contra a norma, contra bullying, contra contratempos de saúde. Os irmãos Sobral, Salvador e Luísa, conseguiram que uma doce balada de amor não correspondido, longe de formatos, modas e estudos de mercado, seja o triunfo mais punk do momento. Obrigado a eles por isso, e parabéns”, escreveu o guionista e apresentador na sua página de Facebook.

Rendido à música “Amar pelos Dois”, o ator Manuel Marques deixou escapar um “Já ganhou!” no seu Instagram quando o cantor atuava em direto de Kiev.

Já Ganhou #salvadorsobral #luisasobral #rtp #eurovision

A post shared by Manuel Marques (@manuel_marques_oficial) on

Na quinta-feira realiza-se a segunda semifinal, com transmissão em diferido na RTP1, e a final, com a participação de Portugal, decorre no sábado, com transmissão em direto.