Exclusivo N-TV. “É uma questão de semântica”. Chef da Televisão reage a polémica com a NASA

Kiko Martins, o cozinheiro acusado de mentir sobre a ligação entre um prato da sua autoria e a NASA, defende-se agora e garante que foi mal interpretado pela Comunicação Social.

É a polémica do momento. Kiko Martins anunciou que ia ter uma receita cozinhada em Marte, numa iniciativa promovida pela NASA mas, afinal, não era bem assim.

Primeiro escreveu “ontem ganhei o primeiro concurso mundial de cozinha espacial promovido pela NASA”, mas, confrontado pela imprecisão por um jornalista da revista “Sábado” – uma vez que o concurso não está ligado diretamente à agência espacial norte-americana -, mudou o texto para “ontem ganhei o primeiro concurso mundial de cozinha espacial promovido pelo Centro de Astrobiologia de Madrid (afiliado da NASA)”.

O chef defende-se, agora, em exclusivo à N-TV. “Não sei onde foram buscar que eu menti. Trata-se de um concurso do Centro de Astrobiologia de Madrid, que tem uma conta afiliada à NASA. É uma questão de semântica”, refere Kiko Martins.

Quanto às duas versões no Facebook, tem uma explicação: “Fui alertado para uma imprecisão e mudei”.

Recorde-se que Kiko Martins é um dos chefs mais famosos do país, a par de Henrique Sá Pessoa, Ljubomir Stanisic ou José Avilez e é presença habitual em programas de televisão. Em 2017 foi um dos jurados do “Master Chef Portugal – Celebridades”, exibido pela TVI.

Entretanto, o chef utilizou o Facebook para se defender: “Houston, we have a problem: afinal também há Marcianos na Terra! Houve concurso no dia 25 de fevereiro em Saragoça? – Sim, houve! O concurso foi co-organizado pelo Centro de Astrobiología – INTA/CSIC (Associado ao NASA Astrobiology Institute) em parceria com a Universidade de Engenharia e Tecnologia do Peru e com o Centro Internacional de la Papa, patrocinados pela NASA para desenvolverem o projecto Batatas em Marte, a ser utilizado na missão a Marte 2030? – Sim, foi!”.

O cozinheiro, que é manchete na generalidade dos sites nesta quarta-feira, dia 6, garante que não vai ter danos irreparáveis na sua carreira: “Não quero dar muita importância ao assunto. Aliás, já desliguei sobre este tema. Liguei aos meus fornecedores e está tudo bem”, conclui.

TEXTO: Rui Pedro Pereira

Veja também:

Era tudo ficção científica: receita do chef Kiko não vai para Marte nem tem a aprovação da NASA

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.