Era tudo ficção científica: receita do chef Kiko não vai para Marte nem tem a aprovação da NASA

A polémica rebentou na manhã desta quarta-feira. Kiko Martins anunciou que ia ter uma receita cozinhada em Marte, numa iniciativa promovida pela NASA mas, afinal, nem o planeta vermelho vai receber a comida do chef, nem a agência espacial norte-americana organizou o evento.

Se passar uma vista de olhos rápida pela internet, vai reparar que todas as notícias em destaque nos diversos sites têm o rosto do chef Kiko Martins, acompanhadas por títulos como “era tudo mentira!”, “chef Kiko não venceu o concurso da NASA” ou “a grande mentira do Chef Kiko Martins, que até enganou Cristina Ferreira”.

A história é fácil de contar. Após ter sido um dos vencedores da iniciativa “La Patata Marciana”, do Centro de Astrobiologia de Madrid, que reuniu uma série de receitas em que o ingrediente principal era uma das variedades de batata selecionadas pelos cientistas para ser cultivada em Marte, o cozinheiro escreveu no Facebook: “Ganhei o primeiro concurso mundial de cozinha espacial promovido pela NASA. Trazer para Portugal este prémio é uma alegria e um orgulho enorme”.

O chef foi, até, ao programa de Cristina Ferreira, na SIC, vestido de astronauta e insistiu que o concurso foi feito “pela NASA”. Mas a teoria caiu por terra depois de uma investigação da revista “Sábado”.

A publicação revela que nunca houve um concurso da agência americana de exploração espacial e que foi apenas criada uma iniciativa culinária relacionada indiretamente com Marte.

Contactado pela “newsmagazine”, o chef mudou de discurso. Afinal, a NASA não tinha nada a ver com o assunto: “Absolutamente de acordo que não participei em nenhum concurso organizado diretamente pela NASA. Agora já não estamos de acordo quando refere que me intitulei vencedor de um concurso da NASA. Nem sou, nem disse que era”.

Mas disse. E, segundo a publicação, o chef terá mudado o “post” original no Facebook. Assim, de “ontem ganhei o primeiro concurso mundial de cozinha espacial promovido pela NASA”, passou a ler-se “ontem ganhei o primeiro concurso mundial de cozinha espacial promovido pelo Centro de Astrobiologia de Madrid (afiliado da NASA)”.

A N-TV entrou em contacto com a assessoria de Imprensa do chef Kiko Martins, mas ainda não recebeu resposta às perguntas que foram colocadas por correio eletrónico.

TEXTO: Rui Pedro Pereira

LEIA TAMBÉM:

Chef Kiko apresenta prato de outro mundo… que poderá chegar a Marte

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.