Morreu Jorge Coelho, ex-ministro e antigo comentador da SIC

Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Morreu Jorge Coelho, 66 anos, antigo ministro socialista e, mais recentemente, comentador da SIC Notícias.

Jorge Coelho teve um AVC, avança a Imprensa.

O socialista foi ministro nos dois governos de António Guterres. Em 2001, detinha a pasta do Equipamento Social quando a ponte de Entre-os-Rios desabou, vitimando 59 pessoas. Jorge Coelho demitiu-se na sequência do acidente, recorda o JN.

Jorge Coelho foi CEO da Mota-Engil e dedicou-se ao comentário político, na SIC Notícias, no programa “Quadratura do Circulo”, ao lado de Lobo Xavier e Pacheco Pereira.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou, entretanto, uma nota de pesar no site da Presidência. “Com o dramático falecimento de Jorge Coelho desaparece uma das mais destacadas personalidades da vida pública portuguesa nas décadas de 70, 80 e 90, em que foi governante, parlamentar, Conselheiro de Estado, dirigente partidário, analista político e gestor empresarial”.

“Reunindo grande intuição, espírito combativo, perspicácia política, afabilidade pessoal e sentido de humor, por entre os escolhos inevitáveis dos apoios e das contraditas, deixou na memória dos Portugueses o gesto singular de assumir, em plenitude, a responsabilidade pela Tragédia de Entre-os-Rios e a capacidade rara de antecipar o sentir do cidadão comum”.

“O Presidente da República recorda, com saudade, o amigo e apresenta à sua Família as mais sinceras condolências”, pode ler-se, ainda, no site da Presidência da República.