O desabafo de Filomena Cautela: “Tenho colegas e companhias a desaparecer e a sufocar”

No Dia Mundial do Teatro, Filomena Cautela utilizou as redes sociais para manifestar o seu descontentamento sobre o estado das artes performativas em Portugal.

“Queremos sentar-nos numa sala sabendo que os nossos artistas trabalham com condições dignas e que são justamente remunerados pelo seu trabalho”, começou por dizer a apresentadora da RTP, esta terça-feira, numa mensagem ao Ministro da Cultura, que partilhou no seu Instagram.

A atriz, de 33 anos, salientou ainda que os “profissionais do espetáculo” estão numa situação “precária” e que as “formas de apoio às artes” necessitam de uma “revisão urgente”.

“A sobrevivência do artista independente, verdadeiro e que não sabe nem tem de se encontrar nos patrocínios, tem de ser salvaguardada. Feliz dia mundial do teatro”, escreveu Filomena Cautela, na descrição da publicação feita na referida rede social.

A comunicadora da estação pública de televisão, que lidera atualmente o programa “5 Para a Meia-Noite”, é uma das quatro apresentadoras portuguesas do Festival Eurovisão da Canção, que se vai realizar em Lisboa.

TEXTO: Tiago Firmino

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.