Portugal na Eurovisão! Em 1994, Sara Tavares chamou a música… e muitos pontos do júri

Sara Tavares representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção de 1994. Com apenas 16 anos, a artista conquistou o coração dos portugueses, ao alcançar o 8.º lugar em Dublin, na Irlanda.

Com o tema “Chamar a Música”, tão conhecido em Portugal, a cantora e compositora portuguesa, nascida em Lisboa em 1978, foi premiada pelo júri com 73 pontos.

A carregar vídeo…

A idade com que Sara Tavares participou no festival foi precisamente a mesma com que Anabela, um ano antes e no mesmo país, terminou o certame em 10.º lugar. Juntas, ocupam o top 10 das melhores prestações portuguesas na Eurovisão.

Na frente do pódio, e pelo terceiro ano consecutivo, mais dois irlandeses: Paul Harrington e Charlie McGettigan. Somaram 226 pontos e, dessa forma, bateram um novo recorde na Eurovisão, com o tema “Rock ‘n’ Roll Kids”.

Este triunfo foi o sexto alcançado pela Irlanda, num total de sete. É o país com mais vitórias no Festival, apesar de não vencerem desde 1996.

O evento musical de 1994 ficou marcado pela “irregularidade” cometida pela estreante Polónia. Apesar de, até 1997, as regras obrigarem os representantes de cada país a cantarem na língua oficial da nação que representam, Edyta Górniak cantou em inglês.

A irreverência provocou várias reclamações dos outros participantes, mas a organização do festival não se manifestou e a polaca regressou a casa com o segundo lugar na bagagem.

TEXTO: Duarte Lago

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.