Manuel Luís Goucha declara-se a Cristina Ferreira: “Será sempre o grande amor da minha vida”

Manuel Luís Goucha encarou a saída de Cristina Ferreira da TVI como a perda do “amor da [sua] vida televisiva”. Em entrevista à revista “Cristina”, que chegou esta sexta-feira às bancas, recordou os 15 anos que passaram em conjunto e o dia em que considerou a futura estrela da SIC “uma formiga cheia de catarro”.

Depois de revelada a transferência do ano na televisão portuguesa, devido à mudança de Cristina Ferreira da TVI para a SIC, sucedem-se os testemunhos de quem com ela privou. Manuel Luís Goucha, que durante 14 anos dividiu com ela a condução do programa “Você na TV”, nas manhãs do canal de Queluz de Baixo, é um dos rostos mais emocionados na hora da despedida.

Em entrevista à revista da colega, o apresentador de 63 anos confessou conseguir encontrar qualquer defeito em Cristina e que vê-la partir para a SIC significa uma “choradeira” e “um choque” por perder aquele que considera ser o “amor da [sua] vida televisiva”.

“A primeira vez que a conheci foi na Universidade Independente. Havia um curso de televisão e eu era professor”. Depois disso, Goucha contou que num dos exercícios que deu aos seus alunos e no qual estes o deveriam entrevistar durante 15 minutos, Cristina foi quem mais se destacou. O curso terminou e ambos seguiram o seu caminho.

Meses mais tarde, durante uma das emissões do então “Olá Portugal”, Cristina decidiu visitar o antigo professor, e foi aí que esta lhe disse que um dia ainda haveriam de trabalhar juntos de manhã. “Achei aquilo uma petulância. Cheguei a casa e contei ao Rui que [Cristina] era uma formiga cheia de catarro”, confessou o apresentador.

Certo é que, poucos anos mais tarde, Cristina Ferreira estreou-se nas manhãs da TVI ao lado do professor. “Passei a levar a sério os objetivos e o caminho perseverante [dela]”, admitiu Goucha, explicando ainda que ele próprio aprendeu muito graças a Cristina.

“Eu não sabia partilhar protagonismo e aprendi com ela. Ganhei a oportunidade de deixar o meu lado irreverente, provocador e infantil […] Tornei-me um apresentador mais ligeiro […] Cada vez sou mais responsável e preocupo-me mais com o meu trabalho”, contou.

Relativamente aos 15 anos em conjunto nas manhãs da TVI, o profissional da estação de Queluz de Baixo considerou que aquilo que fica é “o exemplo de uma dupla que nunca teve um aborrecimento, por muito pequeno que ele fosse”. Algo que, para Goucha, “não é fácil” de acontecer “numa profissão cheia de egos, administrar os egos”.

Apesar de o sucesso de Cristina Ferreira na sua nova casa poder implicar “algum insucesso” da sua parte, Manuel Luís Goucha espera “que ela se dê muito bem nesta nova fase da sua vida” e que, a nível televisivo, será sempre “o grande amor da [sua] vida”.

TEXTO: Duarte Lago

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.