A carregar vídeo...

Calum Courtney tem dez anos e uma capacidade vocal que impressionou o júri do “Britain’s Got Talent”. O jovem sofre de uma forma leve de autismo que o faz “não ter medo de atuar em público”, diz a mãe.

Aos dez anos de idade, Calum Courtney já canta como gente grande. O jovem britânico recebeu o “sim” dos quatro jurados do concurso de talentos e uma tremenda ovação da plateia. Tão grande que não conseguiu segurar as lágrimas.

“Tens alma, uma voz muito autêntica, um belo timbre e controlaste a canção por completo. Isto foi especial, gosto muito de ti”, declarou o exigente Simon Cowell no final da atuação. “Acho que tens três mil e setecentos ‘sims’”, afirmou, numa referência ao público que estava presente.

Apesar de só agora ter participado no popular programa britânico, Calum já era conhecido do público inglês. Em dezembro do ano passado, a irmã filmou-o a cantar num supermercado e o vídeo rapidamente se tornou viral, ultrapassando um milhão de visualizações no YouTube. Um produtor chegou mesmo a manifestar interesse em gravar um “single” com o pequeno cantor.

A carregar vídeo…

A mãe, Tupney Courtney, disse ao “Independent” que o filho só se apercebeu do próprio talento depois de ter visto o vídeo e explicou o motivo de tamanho à vontade a cantar em público: “O Calum tem uma forma de autismo que lhe causa problemas em definir fronteiras sociais, dificuldades na escola e até em fazer amizades, mas, por outro lado, não tem medo de se levantar e começar a cantar.”

A família olha para o autismo de Calum como um super poder, sobretudo a nível musical: “O autismo pode limitá-lo em algumas áreas mas deu-lhe o super poder da música (…) ele aprendeu a tocar bateria sozinho quando tinha apenas dezoito meses. A música está-lhe no sangue.”

Veja o jovem a cantar “Who’s Loving You”, de Michael Jackson

TEXTO: João Farinha