É cada vez maior o clima de tensão no interior da Casa Real espanhola. Do país vizinho chegam notícias de que o rei emérito Juan Carlos terá aconselhado Felipe VI, em mais do que uma ocasião, a divorciar-se de Letizia Ortiz.
O mais recente caso, de acordo com o que escreveu a jornalista Pilar Eyre no blogue “Lecturas”, terá ocorrido no domingo de Páscoa, quando Sofia de Espanha e a nora, Letizia, se desentenderam à saída da Catedral de Palma de Maiorca por esta não querer que a sogra posasse para os fotojornalistas com a princesa Leonor e a infanta Sofia.
O momento de tensão teve de ser interrompido por Felipe VI, que de forma discreta procurou apaziguar os ânimos, mas o mal já estava feito. Por essa mesma altura, Juan Carlos terá expressado ao filho o seu desagrado e pedido para este avançar com o divórcio.
“Felipe, f***-se, divorcia-te de uma vez! Onde é que vamos chegar?”, escreveu a jornalista no mesmo texto, citando aquelas que terão sido as palavras do rei emérito momentos depois de o caldo se ter entornado à porta da catedral.
Ainda assim, segundo avança Pilar Eyre, Juan Carlos ter-se-á reunido posteriormente com os seus conselheiros, que o avisaram de que a melhor solução para uma eventual separação seria esperar que a herdeira ao trono fosse maior de idade e que, no imediato, para serenar a opinião pública, Letizia e Sofia deveriam chegar juntas à clínica na qual, dias depois, o antigo monarca foi operado à anca, tal como viria mesmo a suceder-se.
Uma semana após a polémica, os atuais reis de Espanha, acompanhados pelas duas filhas e por Sofia, chegaram juntos ao hospital universitário La Moraleja, no qual Juan Carlos estava hospitalizado, e sorriram juntos para as objetivas das máquinas fotográficas dos jornalistas que os aguardavam no local, dando assim a entender que depois da tempestade tinha vindo a bonança.
As palavras menos agradáveis que Juan Carlos dirigiu ao filho no domingo de Páscoa não foram, contudo, as primeiras nas quais lhe pediu para se divorciar. Em agosto de 2013, durante as férias de verão da família real em Marivent, Letizia foi embora mais cedo para Madrid devido a um desentendimento com o marido e, por essa altura, vários jornalistas terão mesmo ouvido o pai de Felipe VI dizer: “Divorcia-te!”.
Episódios de alguma tensão protagonizados por Letizia Ortiz não são novos. Ainda no final do mês de junho, durante uma visita a Girona, o rei aguardou à chuva que a mulher saísse do carro para, com ela, seguir para local abrigado. No entanto, esta ignorou-o e, além de não o proteger debaixo do guarda-chuva, avançou sozinha na direção dos jornalistas. O caso motivou novas críticas da imprensa espanhola à antiga jornalista.
TEXTO: Duarte Lago