Estátua de tributo a Isabel II terá os seus cães como protagonistas

Isabel II
Fotografia: Paul Grover/Reuters

A rainha Isabel II era conhecida por ser amante de corgis, uma raça de cães. Tinha alguns como animais de estimação, que agora vão fazer parte da sua estátua.

Isabel II faleceu em setembro do ano passado. Em tributo à soberana inglesa, será inaugurada, no Reino Unido, a primeira estátua da rainha após a sua morte. Contudo, a escultura não será apenas de Isabel II e terá outros protagonistas.

A soberana era conhecida por ser amante de corgis, uma raça de cães, e já chegou a ter mais de 30 animais dessa raça ao longo da sua vida. Aquando da sua morte, Isabel II tinha cinco cães, sendo dois deles corgis e um dorgi (cruzamento de corgi com dachshund, um “salsicha”), que foram adotados pelo príncipe André e por Sarah Ferguson.

Serão esses animais os protagonistas da sua estátua: os corgis. A escultura de argila será feita pelo escultor britânico Hywel Brân Pratley, terá cerca de dois metros de altura e será exposta no exterior da biblioteca de Oakham, em Rutland. As informações foram avançadas pelo “Telegraph”, jornal britânico.

Terminada a estátua, a rainha terá três corgis aos seus pés e um deles estará a saltar. O desejo do artista é mostrar Isabel II como “mãe de uma nação” e os cães como “capazes de se abrigarem sob Sua Majestade”.