Ministros do governo britânico reuniram-se, pela primeira vez, na passada quinta-feira, para ensaiar o plano de reação à morte da rainha Isabel II de Inglaterra. Este comportamento não terá sido motivado pelo estado de saúde frágil da monarca, que, no mesmo dia, cancelou a participação num ato oficial.
A preparação do plano de reação à morte de Sua Majestade, que recebeu o nome de código “London Bridge” – ”Ponte de Londres”, em português -, contou com a participação de vários ministros do Reino Unido e decorreu na avenida Whitehall, tida como a sede do governo britânico. A reunião foi presidida por David Lidington, adjunto da primeira-ministra, Theresa May.
O jornal “The Sunday Times”, que adiantou, este domingo, com a notícia, acrescenta que esta ação protocolar foi feita numa escala “sem precedentes” e que no epicentro da discussão, onde também marcaram presença elementos das autoridades britânicas, esteve o dia seguinte à morte da rainha Isabel II, o chamado “D+1”, e a comunicação da notícia ao país por parte da primeira-ministra – o Reino Unido terá dez dias de luto nacional aquando da morte da monarca.
“Esta é a primeira vez que diferentes ministros se juntam numa sala. Anteriormente, eram apenas funcionários”, salienta uma fonte à referida publicação. O jornal faz ainda questão de sublinhar que esta reunião não se deveu a “preocupações específicas sobre o estado de saúde da rainha”, mas, e cita uma fonte, ao “processo de envelhecimento” da monarca, atualmente com 92 anos.
Isabel ao colo da mãe e ao lado do pai, o futuro rei George VI.
Isabel II em 1928, com dois anos
Em 1938, ao lado da mãe, do pai e da irmã, Margarida
Isabel e Margarida.
Princesa Isabel ao lado do pai (George VI), em 1945.
Fotografia de Isabel em 1943.
Em 1948, a ainda pricensa Isabel é mãe do primeiro filho, Carlos.
Isabel com o filho ao colo.
Isabel II posa ao lado dos filhos, o príncipe Carlos e a princesa Ana (1945).
Dia do casamento de Isabel e Filipe, realizado a 20 de novembro de 1947.
Isabel vestida de noiva em 1947.
A Rainha de Inglaterra visita Portugal em 1985, onde é recebida pelo general Ramalho Eanes. Fotografia: Global Notícias
Isabel II brinda ao novo ano de 2000, em Londres.
Isabel II marca presença na inauguração do Channel Tunnel, em 1994.
Imagem captada em 2003, que representa as três gerações da família real britânica. Junto da rainha Isabel II (ao centro) posam o marido, duque de Edimburgo (à direita), o neto, o príncipe William, e o filho, o príncipe Carlos (à esquerda). Uma imagem que evocou as bodas de ouro do reinado. Fotografia: Reuters
Em 2005, no segundo casamento do príncipe Carlos, com Camilla Parker-Bowles. Fotografia: Reuters
Em abril de 2011, no casamento do neto, William, o segundo na linha de sucessão ao trono.
Fotografia: Reuters
Em outubro de 2013, a rainha marca presença no batizado do neto, George. Na imagem estão o príncipe William, Kate Middleton, Duquesa de Cambridge, e a monarca britânica. Fotografia: Reuters
Fotografia: Reuters
Imagem divulgada aquando do 90º aniversário da rainha Isabel II, em que surge ao lado do filho, o príncipe Carlos (2016).
Fotografia: Instagram The Royal Family
A 6 de fevereiro de 2017, a rainha Isabel II comemora 65 anos no trono e torna-se a primeira monarca britânica a celebrar o Jubileu de Safira. A imagem foi captada na ocasião.
Fotografia: Instagram The Royal Family
Foto comemorativa do 70º Aniversário de casamento da rainha Isabel II e do Duque de Edimburgo, Filipe. Fotografia: Instagram Kensington Palace
Fotografia: Toby Melville/Reuters
Fotografia: Reuters
A reunião aconteceu exatamente no mesmo dia em que o palácio de Buckingham comunicou que a rainha tinha cancelado a sua participação nas celebrações do 200.º aniversário da Ordem de São Miguel e São Jorge, na Catedral de São Paulo. “A rainha não se sente bem e decidiu não comparecer” a este compromisso, anunciou a residência oficial de Sua Majestade em comunicado.