Maria João Luís inspira-se na menopausa para viver vilã

A atriz regressa às novelas para interpretar a má da fita em “Terra Brava”. E toca, sem pudores, num assunto sensível para algumas mulheres: está na menopausa e isso motiva-a a viver a personagem da SIC.

Igual a si própria. Quando se fala de Maria João Luís, uma das atrizes maiores da representação nacional, nunca se espera o óbvio. E, mais uma vez, a propósito da sua Eduarda em “Terra Brava” (SIC), a atriz voltou a não desiludir: fugiu aos lugares comuns de uma apresentação de novela e focou-se num tema sensível às mulheres, ao qual quer dar visibilidade na novela escrita por Inês Gomes.

“A minha personagem está na menopausa e eu faço questão de mostrar isso. É importante ouvir os sinais do nosso corpo, já cheguei aos 56 anos e à menopausa, começo a ficar com calores”, começa por referir Maria João Luís ao site N-TV, ela que tem um truque para adaptar esta condição à sua personagem: “Quando os calores passam para o meu papel às vezes preciso de um leque para me abanar e fazer a cena”.

Conhecida por ser dona de uma personalidade forte, a Eduarda da trama brinca e diz que a menopausa a faz sentir “com melhor feitio”. Mas apressa-se a acrescentar: “Sinto uma irritabilidade, que é muito chata!”

Ao trazer o tema para a praça pública, a intérprete diz ter consciência da importância de quem tem notoriedade para passar informação: “As atrizes começam a falar destas coisas porque a nossa exposição pode sensibilizar as mulheres. A menopausa ainda é um estigma para algumas de nós. As pessoas têm de se aceitar e aceitar que a vida é um caminho que todos temos de fazer. A menopausa não retira nada às pessoas, podemos continuar com a nossa vida. Esta é uma questão que está muito mais na cabeça das mulheres do que outra coisa”.

Maria João Luís não esquece, também, o sexo oposto. “Por que é que os homens não falam da andropausa? Não há nada de mal, a parte do libido está mais na nossa cabeça do que noutro lado!”

Em “Terra Brava”, Eduarda “é uma sobrevivente”. “Lutou e trabalhou muito. É capaz de passar por cima de qualquer coisa para conseguir o que quer. Abafa a pessoa que está ao lado para sobressair. Tem um carinho pelas pessoas com força e despreza os fracos, conheço muita gente assim”, conclui Maria João Luís.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.