Adeus, Netflix! Disney lança serviço de streaming próprio

Fotografia: Benoit Tessier/Reuters

O sucesso recente das plataformas de streaming parece ter seduzido os responsáveis da Disney. A empresa anunciou que se prepara para retirar os seus filmes e programas da plataforma Netflix e lançar um serviço próprio de transmissão, em 2019.

De acordo com o relatório de contas da empresa, divulgado na terça-feira, a Disney apresentou uma quebra de lucros trimestrais a rondar os 9%. A estratégia da produtora passa por criar um serviço próprio, em vez de vender os seus conteúdos à Netflix.

Segundo noticia o “The Hollywood Reporter”, Bob Iger, CEO da The Walt Disney Company, terá dito que a empresa pretende criar programas e filmes exclusivos para o novo serviço de streaming. Os filmes produzidos pela Disney e pela Pixar serão a grande aposta do novo serviço, que numa fase inicial não vai contar com a saga “Guerra das Estrelas”, nem com séries e filmes da Marvel.

Já em 2018, também o canal desportivo da ESPN, que pertence à Disney, vai ter uma plataforma de streaming. O canal tem vindo a perder assinaturas e prepara-se para lançar um serviço que vai transmitir mais de dez mil eventos desportivos por ano.

Para dar andamento ao projeto, a Disney anunciou que vai adquirir 42% da BAMTech, empresa de transmissão de vídeo especializada em streaming. O novo serviço da produtora de conteúdos de animação vai estar disponível apenas nos Estados Unidos mas a empresa pretende expandir gradualmente o serviço a outros países. Até 2019, os desenhos animados de Mickey e companhia vão continuar disponíveis na Netflix.