HBO vítima de (novo) ataque informático: piratas roubam guião de “A Guerra dos Tronos”

O canal norte-americano HBO foi vítima de um ataque informático. Os piratas conseguiram acesso a vários episódios de algumas séries e pelo menos um guião do próximo episódio da “Guerra dos Tronos”.

A HBO foi vítima de um ciberataque. O canal de televisão da Time Warner confirmou o roubo na segunda-feira, dia 31 de julho, depois de os piratas envolvidos terem admitido o acesso ao guião de um dos próximos episódios da série “A Guerra dos Tronos”.

“Houve um ciberataque na empresa, que resultou no roubo de algumas informações confidenciais,” confirmou a empresa ao site Mashable. “Nós começámos a investigar o incidente imediatamente e estamos a trabalhar com as forças da lei e com empresas de cibersegurança. A proteção de dados é uma prioridade na HBO e levamos a sério a responsabilidade de proteger a informação que detemos.” Num email aos seus empregados, o CEO da HBO, Richard Pleper, descreveu a intrusão como sendo “obviamente perturbadora e inquietante”

No total, os piratas dizem ter cerca de 1,5 terabytes de informação da HBO e enviaram mesmo um email a vários órgãos de comunicação social, no qual afirmavam que dariam entrevistas a quem “espalhasse” a notícia do ataque.

Não é ainda claro se os piratas que invadiram a HBO têm na sua posse algum episódio completo da série “Guerra dos Tronos”, uma vez que o canal decidiu não revelar o que foi roubado, mas a Entertainment Weekly diz que os piratas conseguiram episódios das séries “Ballers” e “Room 104”.

Esta não é a primeira vez que a série “Guerra dos Tronos” está associada a pirataria. Durante a sua quinta temporada, os primeiros quatro episódios foram publicados na internet antes de se estrearem. Nos últimos seis anos, a série tem também sido considerada a mais pirateada da internet.