Série “9-1-1” rejeita anti-heróis e conta histórias dos que “correm em direção ao perigo”

Os criadores da série “9-1-1”, protagonizada por Angela Bassett e Peter Krause, queriam dar à audiência histórias de “heróis que correm em direção ao perigo”, disse o cocriador Tim Minear, durante um painel no PaleyFest, em Hollywood.

“Gosto muito das personagens e da sua interação”, disse Tim Minear, sublinhando que a série “não é nenhum Breaking Bad” e “não tem anti-heróis”, sendo antes uma amálgama de “histórias de local de trabalho” com surpresas constantes na narrativa.

A fórmula de “9-1-1”, exibida em Portugal na Fox Life, inclui um elenco racialmente diverso e mostra situações de emergência incríveis, como um ataque de tubarão acidentado na autoestrada ou um castelo insuflável aos trambolhões.

A série obteve bons resultados junto da audiência e registou um aumento de 44% na noite de estreia da segunda temporada, com 9,8 milhões de espectadores, segundo a Nielsen.
A primeira temporada, em 2018, já tinha alcançado audiências mais elevadas que qualquer outra série de ficção da cadeia Fox.

“9-1-1” foi escrita pela mesma equipa que concebeu o mundo fantástico de “American Horror Story”, Ryan Murphy, Brad Falchuk e Tim Minear, numa tentativa de “criar uma série que funcionasse bem numa grande cadeia de televisão sem ser genérica”, disse o ‘showrunner’.

Segundo revelou Minear, muitas das histórias de emergência retratadas nos episódios de “9-1-1” aconteceram mesmo, tal como o recém-nascido que foi retirado de um cano na parede de um edifício e o salvamento numa autoestrada, que colapsou após um terramoto.

Aisha Hinds, atriz que interpreta a bombeira Hen Wilson, salientou a importância de “dar voz” aos profissionais que são os primeiros a chegar aos locais de acidentes mas “quase nunca” são representados na televisão de forma multifacetada.

A diversidade do elenco – que inclui Jennifer Love-Hewitt, Oliver Stark, Kenneth Choi e Rockmond Dunbar – em termos de raças, género e orientação sexual também foi referida por Angela Bassett.

“Todos queremos ser vistos, ser ouvidos, ser respeitados e ser trazidos das margens para o centro”, afirmou a atriz, que aceitou o papel de Athena antes de ler o guião, por ter trabalhado com os criadores em “American Horror Story” durante quatro anos.

O conceito da produção da Fox segue uma tendência visível noutras séries recentes, como “The Rookie”, da ABC, ou “S.W.A.T: Força de Intervenção”, da CBS, que mostram a atuação da polícia, bombeiros e agentes especiais em Los Angeles, a uma luz mais positiva.

“9-1-1” esteve em pausa de inverno e a segunda metade da segunda temporada, que regressou à televisão norte-americana esta semana, vai estrear em Portugal em 15 de abril, na Fox Life.

O PaleyFest 2019 encerra hoje, no Dolby Theatre, em Hollywood, com visualização de novos episódios e painéis de debate com criadores e atores de diferentes produções televisivas.

TEXTO: Lusa

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.