300 mil euros. Realizador de “A Casamenteira” avança com processo contra Teresa Guilherme

Tomás Duran vai avançar com uma ação judicial contra Teresa Guilherme. O realizador do programa “A Casamenteira” exige cerca de 300 mil euros de indemnização à apresentadora, que se diz de “consciência tranquila”.

“Vou avançar com um processo em relação aos direitos de autor e de realização de ‘A Casamenteira’ e também pelos mais de 40 trabalhos que não foram pagos por Teresa Guilherme”, revela Tomás Duran, citado, este domingo, pelo jornal “Correio da Manhã”.

Tomás Duran ao lado de Teresa Guilherme, numa imagem captada há quatro meses. Fotografia: Instagram

Os trabalhos em questão, refere a já citada publicação, são trabalhos de publicidade realizados para o site Like3ZA, pelo qual a apresentadora dá a cara.

Já quanto ao programa “A Casamenteira”, conduzido por Teresa Guilherme primeiro no Facebook e, mais tarde, também na TVI, o realizador de 22 anos alega faltas de atribuição de direitos de autor sobre a realização do programa.

Por isso, Tomás Duran interpõe agora um processo contra Teresa, responsável pela Teresa Guilherme S.A., que produz o programa, exigindo-lhe um valor a “rondar os 300 mil euros”.

Contactada pelo mesmo jornal, Teresa Guilherme disse que o formato “A Casamenteira” está “devidamente registado” em seu nome no Instituto Nacional de Propriedade Industrial e que, por isso, está de “consciência tranquila”.

Realizador defende-se das acusações de ser “vigarista e mentiroso”

Um elemento ligado ao projeto acusa Tomás Duran de ser “um vigarista, um mentiroso”. “Ele era incerto e não entregava as coisas a tempo”, diz a mesma pessoa, sob anonimato, citada pela “TV7 Dias”.

Sérgio França, que também fez parte do programa, defende o realizador, atribuindo as culpas a Teresa Guilherme. “[A Teresa] quer o dinheiro todo para ela. Ela não paga. Pagar para ela é um sacrifício. Ela quer que as pessoas trabalhem de borla. Foi o Tomás [Duran] que fez o projeto com ela e ela agora prescindiu de trabalhar com ele. Ela mandou um email a dizer que pagou tudo ao Tomás e que o Tomás não lhes pagou porque não quer, mas é mentira”, explica.

Uma outra fonte, que diz não receber ordenado desde novembro do ano passado, reitera que a apresentadora “está a descoser o caso para cima” de Tomás Duran.

Em declarações à “Nova Gente”, o realizador dá a sua versão dos factos. “Eu, tal como os trabalhadores de ‘A Casamenteira’, tenho dinheiro a receber da Teresa Guilherme S.A.. Há episódios que a Teresa Guilherme nunca pagou. Dois já foram emitidos na TVI, no ano passado. O problema que está em causa é a falta de pagamento de episódios”.

O jovem de Tomar garante, ao contrário da fonte já aqui mencionada, que “esta conversa” de que recebeu “o dinheiro dos programas” e que é ele que o está “a reter não é verdade”. “Todos os pagamentos”, “maioritariamente feitos através de transferência”, “foram sempre feitos pela Teresa Guilherme S.A. diretamente aos trabalhadores. Sempre foi feito assim, desde há dois anos. Nunca houve alteração deste modo de pagamento”.

TVI deixou de emitir “A Casamenteira”

Previsto para acabar a 24 de março, de acordo com a “TV7 Dias”, a TVI antecipou o fim do programa no qual Teresa Guilherme “invade” casamentos, surpreendendo recém-casais. Este sábado, e depois de sucessivas trocas de horários de exibição, o programa não foi para o ar, não estando previsto o seu regresso à antena na próxima semana.

TEXTO: Dúlio Silva

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.