Um professor da Universidade de Bangor, no País de Gales, descobriu um documento histórico escrito há cerca de 60 anos pelo cineasta norte-americano Stanley Kubrick, segundo noticiou este domingo o jornal “The Guardian”.
O argumento, constituído por mais de 100 páginas, teria em vista a produção de “Burning Secret” (“Segredo Ardente”, em português), história que retrataria a vida de um homem que, de férias numa estância de montanha, se aproxima do filho de 12 anos de uma mulher casada de forma a conseguir chegar até esta.
Escrito por Kubrick em 1956, com a colaboração do escritor Calder Willingham, o roteiro é a adaptação de um romance de 1913, da autoria do austríaco Stefan Zweig, mas nunca chegou a passar do papel para uma tela de cinema, embora segundo a mesma publicação tenha material suficiente para a realização de um filme.
Nathan Abrams, docente responsável pelo achado e que atualmente se encontra a preparar um livro sobre o último filme lançado pelo produtor cinematográfico, “De Olhos Bem Fechados”, precisamente no ano da morte de Kubrick (1999), confessou ao mesmo jornal a surpresa que sentiu perante a descoberta, pois achou que o documento estaria “perdido”.
Durante 46 anos de carreira, Stanley Kubrick foi responsável pela criação de grandes sucessos como “2001, Odisseia no Espaço”, em 1968 ou “Laranja Mecânica”, em 1971.
TEXTO: Duarte Lago (com AFS)