Fisco espanhol pondera reduzir pena se Cristiano Ronaldo se declarar culpado

O fisco espanhol está a preparar um acordo para resolver o diferendo judicial com Cristiano Ronaldo. Autoridade tributária está disposta a retirar uma das acusações e a reduzir uma eventual condenação se o jogador se assumir como culpado.

Cristiano Ronaldo diz estar inocente mas o fisco considera o contrário. Porém, está disposto a chegar a acordo com o jogador, mediante o cumprimento de algumas condições. Segundo o jornal “El Mundo”, o fisco está a estudar a hipótese de retirar um dos quatro crimes da acusação se CR7 se declarar culpado e aceitar uma pena de prisão menor. Ainda assim, teria de pagar 30 milhões de euros, 10 de multa e 20 por via administrativa.

O jogador português é acusado de ter defraudado o fisco espanhol em 14,7 milhões de euros, tendo alegadamente cometido quatro crimes. Se um desses crimes for retirado da acusação, o valor da fraude baixa para os 6,25 milhões. Mas para que isso aconteça, Ronaldo teria de voltar com a palavra atrás, uma vez que já disse em tribunal que está inocente.

O internacional português é acusado de ter, de forma “consciente”, criado empresas na Irlanda e nas Ilhas Virgens britânicas para não declarar ao fisco espanhol os rendimentos provenientes dos direitos de imagem entre 2011 e 2014. O crime que a acusação pondera retirar diz respeito a 2014.

Os assessores fiscais do jogador português, que também estão envolvidos, foram interrogados esta sexta-feira de manhã, no tribunal de Pozuelo, em Madrid. O jornal desportivo “AS” escreve que os assessores foram chamadas pela magistrada encarregue do caso e que este estará prestes a ser resolvido

TEXTO: João Farinha (com AFS)

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.