A estação de Queluz de Baixo inicia esta segunda-feira, dia 11, o resultado de sete meses de investigação das jornalistas Alexandra Borges e Judite França a uma rede de tráfico internacional de crianças em Portugal que envolve a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).
“A Igreja Universal do Reino de Deus tinha, na década de 1990, um lar ilegal de crianças, em Lisboa, de onde desapareceram vários menores roubados às suas mães. As crianças eram entregues diretamente no lar, à margem dos tribunais, por famílias em dificuldades e acabavam no estrangeiro, adotadas, de forma irregular, por Bispos e Pastores da igreja”. Quem o diz é a TVI em comunicado.
É esta a conclusão de sete meses de investigação das jornalistas Alexandra Borges e Judite França. O resultado poderá ser acompanhado a partir desta segunda-feira, na primeira série informativa da estação de Queluz de Baixo. São dez episódios a emitir todos os dias úteis, a seguir ao “Jornal das 8”.
Na nota enviada às redações, o canal refere que em “O Segredo dos Deuses” se mostrará como “Edir Macedo, líder máximo da IURD, está envolvido nesta rede internacional de adoções ilegais de crianças, e que os seus próprios ‘netos’ são crianças roubadas do Lar Universal, uma instituição que à época fazia parte da obra social da igreja”.
As jornalistas Alexandra Borges e Judite França “descobriram as mães a quem roubaram os filhos que falam pela primeira vez”
No Facebook, o canal abriu uma página pública com o mesmo nome desta série, na qual pede: “PARTILHEM e ajudem a fazer justiça às mães a quem roubaram os filhos e a revelar este ‘Segredo dos Deuses’”.
A imagem é de de Ricardo Ferreira, Nuno Ascenção, Romeu Carvalho, João Pedro Matoso, Alexandre Vieira (drone), a edição de Miguel Freitas e o grafismo de Paulo Trindade, Sofia de Botton e João Nunes.
TEXTO: Ana Filipe Silveira